A pequena cidade de Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, é reconhecida como a "Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana" e, portanto, como a "Itália Brasileira". Com cerca de 14 mil habitantes, o município reúne boa comida, roteiros turísticos e uma tradição herdada dos antepassados.
Em junho, a cidade recebe milhares de turistas para a Festa da Gastronomia Típica Italiana, cujo evento inclui, também, o tradicional Carnevale di Venezia, considerado o maior evento desse gênero fora da Itália.
Mas engana-se quem pensa que os atrativos turísticos de Nova Veneza são apenas voltados ao inverno e à boa gastronomia. Trilhas, rios, cachoeiras são ótimas opções para quem prefere não ir à praia ou para quem busca algum destino diferente no verão.
LEIA MAIS SOBRE TURISMO
- Mil Sorrisos vai movimentar as areias do Rincão com gastronomia, música e atividades físicas
- Balneário Rincão anuncia verão 2026 com grandes shows e programação especial
O 4oito reuniu passeios na "Itália Brasileira" que são excelentes opções para o verão! Confira abaixo:
Cachoeiras das Bromélias
Localizada na comunidade de Vila Maria, no interior de Nova Veneza, a Cachoeira das Bromélias possui cerca de 110 metros de altura. O destino fica em uma área preservada, dentro da Reserva Biológica Estadual do Aguaí.
A trilha que leva à Cachoeira das Bromélias é considerada de grau de dificuldade médio a alto. São quase sete quilômetros, entre ida e volta, de extensão.
Cachoeira do Cantão
A Cachoeira do Cantão, considerada uma das mais bonitas da região, fica localizada em uma rocha de arenito branco e tem uma queda de 50 metros. Para chegar até o local, é necessário percorrer uma trilha.
Conforme o site Visite Nova Veneza, o acesso à Cachoeira do Cantão fica em uma propriedade privada e é necessária a liberação prévia do dono. Além disso, há algumas orientações sobre o passeio:
- Pode ser realizado em qualquer época do ano, porém, no verão, o visitante pode se deliciar com um banho;
- Necessário condutor especializado;
- Percurso de quatro km ida e volta;
- Duração de três horas de aventura: ida, contemplação, paradas e volta;
- Indicada para iniciantes e crianças acima de sete anos.
Cachoeira dos Maragatos
A Cachoeira dos Maragatos fica localizada em Rio Cedro Alto, também no interior de Nova Veneza, e é caracterizada por uma trilha fechada na mata, no entanto, há riachos pelo caminho. Com isso, é possível aproveitar e tomar banho no passeio.
Com paradas, ida e volta, o percurso pode levar até quatro horas.
Cachoeira das Três Quedas
A Cachoeira das Três Quedas, também no interior de Nova Veneza, possui três quedas de água, mas apenas duas podem ser vistas da base. A maior possui mais de 70 metros de altura. O local fica próximo a uma clínica de reabilitação, atualmente desativada, na comunidade de Cedro alto. O que é necessário saber:
- Pode ser realizada em qualquer época do ano, porém no verão o visitante pode se deliciar com um banho;
- Necessário condutor especializado;
- Trilha na mata aberta;
- Percurso de sete km ida e volta;
- Duração total de três a quatro horas de aventura entre ida, contemplação, paradas e volta.
Nova Veneza fica próxima de cidades como Criciúma, Forquilhinha e Siderópolis, o que facilita o bate-volta e passeios de um dia.
Para quem busca aventura, contato com a natureza ou um roteiro diferente no verão, Nova Veneza vai além da gastronomia e mostra que a "Itália Brasileira" também é feita de trilhas e quedas d’água surpreendentes.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!