Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A importância do professor como agente de transformação social

Professora da Unesc ressalta a importância da extensão na formação acadêmica
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 21/10/2020 - 13:23 Atualizado em 21/10/2020 - 13:26
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A atuação dos professores está indo cada vez mais além das quatro paredes de uma sala de aula. Essenciais para a formação de uma comunidade, estes profissionais vem agindo como agentes de transformação social, através não somente de projetos de pesquisa como, também, de extensão.

Professora de Direito há quase 21 anos na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Sheila Saleh destaca o quanto a atuação dos professores vem se estendendo. “Cada vez mais deixaremos de dividir o professor que é pesquisador, do extensionista e do que está em sala de aula. A indissociabilidade entre sala, ensino e extensão é algo que está cada vez mais em prática nas universidades”, pontuou.

O papel da universidade é promover, de forma integrada, tanto ensino quanto pesquisa e extensão, já que todos os fatores acabam se complementando de alguma forma. “É uma via de mão dupla, ao sair da sala de aula e ter esse contato de extensão com a comunidade é não só gratificante como um aprendizado muito rico também”, disse.

Além disso, boa parte do que se aprende na prática através da extensão acaba voltando, de certa forma, para dentro da sala de aula - seja em debates teóricos ou para discussões de futuro. De acordo com a professora, a extensão estará cada vez mais presente nas grades de todos os cursos para que os alunos possam desfrutar da oportunidade de atuar em sociedade. 

“Não tem nenhuma área que você não consiga trabalhar na prática tudo aquilo que é aprendido em sala de aula, e é por isso que a gente faz a graduação, para ter uma profissão e uma prática sobre aqueles assuntos e temas. São projetos que vão nos trazer no dia-a-dia a importância prática do que é visto na teoria”, declarou Sheila.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito