Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

80% das residências de Criciúma estão irregulares ao sistema de esgotamento

Programa Se Liga na Rede vem realizando a vistoria destas ligações
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 28/02/2020 - 10:20 Atualizado em 28/02/2020 - 10:20
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pelo menos 80% das residências do município de Criciúma ou não estão conectadas ao sistema de esgotamento sanitário, ou estão conectadas de forma incorreta. A Casan, em parceria com a Prefeitura de Criciúma, está há mais de um ano colocando em prática o programa Se Liga na Rede, para implantação da coleta de esgoto nos domicílios criciumenses.

O programa vem contribuindo para a diminuição da poluição nos rios criciumenses, realizando uma vistoria de todas as unidades consumidoras de Criciúma que tenham um sistema de esgotamento sanitário passando em frente à sua casa - cobrando uma ligação adequada. “Hoje a gente vem passando em várias unidades consumidoras e em torno de 20% destas estão ligadas”, disse o gerente chefe da Casan de Criciúma, Jaison Speck.

Entre as residências que estão ligadas incorretamente ao sistema, Jaison destaca casos em que as águas pluviais, que caem nos telhados, acabam sendo descartadas no esgotamento sanitário - o que é errado. “O correto é que se esteja ligado à rede apenas a parte de esgotamento sanitário como um todo, aquele efluente que estamos gerando na casa, e não a água pluvial”, afirmou.

Iniciado no Pio Corrêa, o Se Liga na Rede vem atuando também em outros bairros da região central, como o Comerciário, Michel e Santa Bárbara, contribuindo justamente para a melhora do Rio Criciúma nesta área. 

“Várias destas aparições de peixes, pássaros e alguns animais selvagens na beira do rio se devem, também, à esse novo sistema de esgotamento sanitário. Essa parceria entre a Casan e a Prefeitura, integrando a Vigilância Sanitária e a Famcri, gera esse benefício para a vida do Rio Criciúma”, ressaltou Jaison.

Capivaras e um biguá, aparecidos no Rio Criciúma no início de fevereiro.

A não ligação da residência com o novo sistema de esgotamento, em casos onde ele está disponível em frente à casa, pode acabar gerando uma multa para o residente. O prazo é de 45 dias após a identificação da ligação incorreta, podendo mudar de acordo com a complexidade de cada caso.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito