Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Peixes são encontrados no Rio Criciúma (VÍDEO)

Esta é a primeira vez que os peixes são encontrados no trecho central do rio
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 10/02/2020 - 09:56Atualizado em 10/02/2020 - 13:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quem estava acostumado a passar pelos trechos do Rio Criciúma e encontrar pneus e móveis velhos depositados, pode se surpreender ao encontrar, agora, peixes. Neste fim de semana, um vídeo que mostra alguns peixes no Rio Criciúma, na altura do bairro Santa Bárbara, têm circulado em algumas redes sociais. 

No vídeo, podemos ver quatro peixes nadando tranquilamente no rio. Enquanto alguns moradores do bairro afirmam nunca terem visto os animais no local, outros destacam ter visto ainda neste fim de semana. “Ontem mesmo eu estive passando por aqui e vi alguns peixinhos nesse lugar. Acho que, devido à chuva destes últimos dias, algum açude deve ter enchido muito e os peixes acabaram vindo parar aqui”, destacou um comerciante do bairro.

A reportagem do Portal 4oito esteve na manhã desta segunda-feira, 10, no local onde os peixes foram vistos, mas não encontrou nenhum animal. Segundo Ricardo Gaspar, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa, esta é a primeira vez que os animais são vistos nadando neste trecho do rio. “Eram cinco ou seis tilápias, se não filmasse ninguém iria acreditar”, disse.

De acordo com a presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma, Anequesselen Fortunato, já foram encontrados alguns peixes próximos à nascente do Rio Criciúma, onde a água possui uma qualidade melhor, mas nunca na área central do município.

“O nosso rio não possuía peixes devido à poluição e aos rejeitos de carvão no local. Tanto o lançamento irregular de efluentes, quanto a mineração do carvão e a deposição de resíduos no rio contribuem para a baixa qualidade do Rio Criciúma”, destacou a presidente. 

Anequesselen destaca também que, nos últimos anos, o município vem contando com inúmeros projetos que contribuem para a melhora da qualidade da água do Rio Criciúma. “São projetos da fundação, do governo do município, entidades parceiras e até mesmo da ação civil pública. As análises que temos feito no rio mostra que ele tem progredido em relação a qualidade, levando em consideração anos anteriores”, afirmou.