Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre o Suriname

Muitas florestas e cinema diferente marcam esse país americano
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 10/02/2019 - 10:00
Juliana Top, a montanha mais alta do país
Juliana Top, a montanha mais alta do país

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – RELAÇÃO COM A HOLANDA

Por muito tempo o país foi uma colônia holandesa na América. A independência veio na década de 1970, antes disso muitos moradores do país foram para a Holanda, já que possuíam a cidadania europeia. O idioma holandês é falado por cerca de 60% da população e os outros 40% utilizam dialetos locais, como o crioulo e misturas de português e línguas africanas.

2 – FUTEBOL

Mesmo que o território do Suriname faça parte geograficamente da América do Sul, no futebol a Seleção Surinamesa é filiada à Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e não a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A equipe nunca se classificou para a Copa do Mundo. Jogadores que defenderam a Holanda, Como Clarence Seedorf e Edgar Davids nasceram por lá.

3 – POLÍTICA SURINAMESA

No Suriname a constituição é de 1987. Existe a Assembleia Nacional, que possui 51 membros eleitos por voto popular, significando a parte legislativa. O presidente do país é eleito por esses representantes, caso atinja 2/3 dos votos, se ninguém atingir esse índice, a votação segue para um sistema regional. 

4 – MUITA MATA

O Suriname é um país pequeno e grande parte de suas terras são cobertas por matas. Existe a Reserva Natural do Suriname Central, considerada uma das maiores áreas do mundo destinadas a proteção ambiental. Apenas % do território é ocupado por plantações, assim as exportações são necessárias.

5 – RELIGIÃO

Mesmo com pouca gente, a variedade de religiões é considerável no Suriname. A maioria é cristão, representando 48%, depois aparecem os hindus, com 22% e os muçulmanos, com 14%. Os cristãos são divididos entre a maioria do Protestantismo (25%) e a minoria do Catolicismo (23%). A população total do país não chega a 570 mil pessoas.

6 – CULINÁRIA

A galinha com arroz é um dos pratos preferidos dos surinameses, é bem fácil encontrar alguém comendo esse tipo de alimento por lá. A gastronomia desse país vizinho mescla receitas indianas, paquistanesas, chinesas e afro-americanas. Uma comida bem barata e popular é o warungs.

7 – CINEMA

O cinema no Suriname não é igual ao que temos no Brasil. Praticamente quase não existem salas por lá. Quando um filme é lançado, ele dificilmente vai para o cinema, normalmente são transmitidos diretamente em canais da TV aberta. Aliás, na televisão do país também passam novelas indianas e séries norte-americanas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito