Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre Mônaco

No segundo menor país do mundo, encontraram espaço para um GP de Fórmula 1
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 07/04/2019 - 11:00
O GP de Mônaco atrai milhões de visitantes
O GP de Mônaco atrai milhões de visitantes

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – TERRITÓRIO

Mônaco é o segundo menor país do mundo, ficando atrás somente do Vaticano. São pouco mais de 2 km quadrados, uma área menor do que o Central Park de Nova York. As terras são defendidas pelo exército francês, país que rodea completamente as áreas monegascas. Apenas 38 mil pessoas moram lá, sendo que a maioria é estrangeira.

2 – MILIONÁRIOS

A renda per-capita é de US$ 187 mil. Mônaco é conhecido por abrigar muitos milionários, devido a segurança encontrada no local, com a taxa de crimes próxima de zero. Aproximadamente 30% dos moradores são milionários e vivem lá devido a isenção de impostos. Durante anos o narrador Galvão Bueno morou em Mônaco, assim como o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa.

3 – INDEPENDÊNCIA

O Principado de Mônaco é independente desde 1297, sendo administrado pela Casa de Grimaldi. Durante muito tempo existiu um tratado indicando que se o príncipe não deixasse herdeiro o território seria anexado pela França, medida extinta em 2002. O território passou por diversas invasões ao longo da história. Na Revolução Francesa fez parte da França, recuperando parcialmente a soberania em 1815 e totalmente em 1860.

4 – FÓRMULA 1

O Grande Prêmio de Mônaco é um dos mais tradicionais da Fórmula 1. Disputado nas ruas de Monte Carlo, é realizado rigorosamente no último fim de semana de maio, normalmente coincidindo com as 500 Milhas de Indianapolis. A prova vem desde 1929, quando nem existia F1. Ayrton Senna é o maior vencedor, chegando seis vezes em primeiro lugar.

5 – QUEM ADMINISTRA MÔNACO?

A política monegasca é alinhada à francesa. O Poder Executivo conta com um chefe de estado, o príncipe e um chefe de governo. No Poder Legislativo estão 24 membros eleitos a cada cinco anos, formando o Conselho Nacional. O regime adotado em Mônaco é a Monarquia Parlamentar, seguindo a constituição que vigora desde 1962.

6 – FUTEBOL

A Seleção Monegasca de Futebol não é filiada à Fifa e nem a Uefa, assim não pode disputar a Copa do Mundo ou a Eurocopa. Geralmente disputam partidas contra Lapônia, Vaticano e outros países ou regiões minúsculas. O país conta com um clube importante, o Mônaco, que disputa o Campeonato Francês, a equipe chegou a ser vice-campeã da Liga dos Campeões em 2004.

Com Mbappé no elenco, o Mônaco chegou nas semifinais da Liga dos Campeões 


7 – APOIO FRANCÊS

Mônaco praticamente não conta com poder militar. A defesa do território é feita pela França. Existem pouco mais de 250 soldados, não considerando os funcionários civis. Menos do que isso somente na Antígua & Barbuda e Islândia. O país tem o seu serviço de bombeiros, com homens treinados para lidar com incêndios, divididos em dois quartéis.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito