Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

7 curiosidades sobre a Turquia

Lenda de Troia e metrô submerso marcam esse país de dois continentes
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 13/01/2019 - 11:00
Na imagem, a Ponte do Bósforo, que liga a Europa e a Ásia
Na imagem, a Ponte do Bósforo, que liga a Europa e a Ásia

1 – DOIS CONTINENTES

O território turco ocupa uma área de 783.562 km² e faz fronteira com países como Grécia, Bulgária, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Irã, Iraque e Síria. Junto com a Rússia, o Azerbaijão e o Egito, a Turquia é considerado um país transcontinental, ocupando uma pequena parte na Europa e a maior parte na Ásia. A capital Ancara fica no continente asiático, já a sua maior cidade, Istambul, ocupa os dois continentes, sendo a única cidade do mundo nesta condição.

2 – POPULAÇÃO

Mais de 80 milhões de pessoas vivem lá, sendo que a maioria fala turco, outra língua bastante utilizada é o curdo, representando cerca de 15% do total. A maioria dos habitantes é da etnia turca, embora sempre tenha havido minorias vindas de outros países. Segundo informações de 2016, a expectativa de vida no país é de 75,76 anos.

3 – TROIA

Certamente você já ouviu falar sobre o Cavalo de Troia. Uma expressão bem conhecida é "não é possível agradar gregos e troianos". Na cidade de Çanakalle, existe um sítio arqueológico sobre o tema, lá tem ainda uma réplica do famoso Cavalo de Troia. A história tem mais de mil ano, várias cidades foram construídas até chegar na atual.

Cavalo de Troia de madeira em Canakkale


4 – MARMARAY

Pela Turquia é possível ir da Europa até a Ásia pela linha de metrô Marmaray, que fica 55 metros abaixo do nível do mar e tem 13,6 km. O projeto começou a ser desenvolvido em 2004 e foi concluído em 2013. A obra foi feita utilizando uma tecnologia japonesa contra terremotos, já que fica a 20 km de uma falha sísmica, onde se espera um terremoto de até 7 graus nos próximos 30 anos.

5 – FUTEBOL

A Turquia disputou apenas duas edições da Copa do Mundo, e conseguiu uma boa colocação, a primeira participação foi em 1954, caindo na primeira fase, voltaram em 2002, conquistando um surpreendente terceiro lugar e dando trabalho duas vezes para a Seleção Brasileira. Em 2008 a boa campanha foi na Eurocopa, com chegando até as semifinais. O futebol turco está bastante ligado ao alemão, com uma intensa troca de jogadores.

Denilson prendeu a bola contra quatro turcos na semifinal da Copa do Mundo de 2002


6 – RELIGIÃO

Na Turquia não existe religião oficial, os moradores podem decidir o que seguir. O islã é a mais dominante, representando algo entre 97% e 98% do total. Estudos apontam que os muçulmanos praticantes, que vão à mesquita ao menos na sexta-feira, não chega a 70%. Menos de 1% dos habitantes se declaram cristão ou judeu.

7 – ANIMAL NACIONAL

Os animais mais encontrados no país, principalmente em regiões silvestres, são raposas, javalis, gatos monteses, veados e cabras, entre outros. O animal que representa o país é o lobo, já a cidade de Istambul é conhecida como a terra dos gatos, é de lá que vem os gatos persa.