Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Bolívia 

Terra do maior deserto de sal do mundo, o país conta com ruas bem diferentes
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 17/03/2019 - 10:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – INCA KOLA

Você já bebeu alguma vez Inca Kola? Esse é o refrigerante mais popular da Bolívia, sendo produzida com a utilização da planta lúcia-lima e com essências de ananás. Sua cor é amarela, semelhante à dos detergentes, já o sabor é parecido com tubaína de tutti-frutti. Essa marca na verdade é peruana, e foi comprada pela Coca Cola.

2 – CULINÁRIA

Nas regiões ocidental e andina a culinária leva base de milho, queijo, carne suína, ovino, batatas e pimenta, já na região central, preferem verdura, batata e carne bovina. Chama atenção que praticamente não existem padarias no local, mas o país conta com muitas barraquinhas nas ruas, aliás, o pão é mais seco do que o brasileiro e no formato achatado.

3 – A BOLÍVIA JÁ TEVE MAR

Hoje em dia a Bolívia é um país que não conta com saída para algum oceano, mas nem sempre foi assim. No fim do século XIX, durante a Guerra do Pacífico, a província de Antofagasta foi cedida ao Chile, sendo que esta era a única parte com costa. Eles contam com um museu em La Paz para lembrar dessa época.

4 – RUAS DA BOLÍVIA
Na Bolívia parece que as ruas não são bem organizadas. Acontece que as vias mudam de nome após cruzamentos e as placas indicando o nome de cada rua não possuem lado definido. Por outro lado, existem ruas para cada segmento da sociedade, como uma rua com escritórios de advocacia. É bem comum encontrar pessoas sentadas no chão por lá.

5 – DESERTO DE SAL
Fica na Bolívia o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni. Ele possui 10.582 quilômetros quadrados, numa altitude de 3.800 metros, na Cordilheira dos Andes. O local conta com imensa reserva de lítio, um metal bem raro e procurado para a fabricação de baterias. Ao longo de toda a sua área, o nível varia menos de 1 metro.

6 – FUTEBOL

Considerada hoje em dia uma das piores seleções da América do Sul, a Seleção Boliviana já foi campeã da Copa América, em 1963, quando sediaram o torneio. Disputaram três edições da Copa do Mundo, incluindo a primeira delas em 1930, no total foram seis jogos, com cinco derrotas e um empate. O maior campeão do Campeonato Boliviano é o Bolívar, com 28 títulos, seguido pelo The Strongest que tem 15 e do Jorge Wilstermann com 14.

Atacante Marcelo Moreno, um dos principais jogadores do país


7 – ANIMAIS BOLIVIANOS
Quem visita a Bolívia pode encontrar animais como tucanos, flamingo-andino, jaguatirica, ema, capivara, araras e sucuri. O Condor dos Andes é considerada a ave nacional da Bolívia, estando presente no Brasão de Armas. Um dos animais mais populares é a lhama, encontrada principalmente no Altiplano, sendo fonte de carne, leite e lã para a população local.

Tags: bolivia

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito