Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Atualizando o tratamento da Covid-19

Por Dr. Renato Matos 26/07/2021 - 07:05 Atualizado em 26/07/2021 - 07:06

A Associação Médica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia avaliaram criticamente as evidências existentes sobre o tratamento da Covid-19 leve – aqueles a serem tratados sem necessidade de internação - e publicaram seus resultados neste mês de julho.

O Projeto Diretrizes, uma iniciativa da Associação Médica Brasileira, visa combinar informações da área médica para padronizar as condutas e para auxiliar no raciocínio e na tomada de decisões dos médicos.
Foram avaliados os ensaios clínicos randomizados fase 3, aqueles que fornecem as melhores evidências, assim como as revisões sistemáticas desses estudos, dentro da melhor metodologia atualmente disponível.
Aos interessados, a totalidade das informações está disponível num encorpado documento no site da Associação Médica Brasileira.

Vamos à síntese desses estudos:
- Não há evidência baseada em ensaios clínicos randomizados (ECR) disponíveis no momento que suporte a indicação de antibioticoterapia profilática ou terapêutica específica para pacientes com quadro de Covid-19 leve.
- Não há diferença em hospitalização e óbitos ao se comparar grupos que usaram Hidroxicloroquina (HCQ) com controles sem a HCQ.
- Além disso, o uso de profilático de HCQ aumenta o risco de eventos adversos em 12%, quando comparado aos controles.
- Não há evidência consistente disponível que suporte o uso de Ivermectina, seja em pacientes sob risco de Covid-19 ou em pacientes com doença leve. Não há diferença no risco de hospitalização, na mortalidade ou em eventos adversos quando comparado com o uso de placebo.
- Não é recomendado o uso de Colchicina no tratamento de pacientes com quadro de Covid-19 leve, devido a uma razão nula entre benefício (hospitalização) / dano (eventos adversos graves).
- Os esteroides, em pacientes com quadro de Covid-19 leve, também não devem ser utilizados.
Ao contrário do encontrado na medicina de WhatsApp, nada de novas evidências que suportem esses tratamentos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito