Blog Letícia Zanini
Lidando com pessoas difíceis.
Você trabalha ou já trabalhou com alguém difícil de lidar? Sabe aquelas pessoas que, às vezes, nos desgastam de tão irritantes que são? Dá uma vontade de excluir a pessoa da nossa vida, não? Porém, nem sempre isso é possível. Principalmente no mercado atual, onde atuar em times é, cada vez mais, sinônimo de competência.
É importante que você reflita porque o outro lhe incomoda tanto, pode ser em função do estilo de comunicação ou a forma como o outro se comporta e muitas outras possibilidades, porém, é fundamental que você reflita e perceba que, não necessariamente, seu colega faz de propósito, não necessariamente você é o alvo dele, pode ser a forma como ele reage às coisas que lhe acontecem. Mas, sempre queremos que as pessoas se assemelhem a forma como somos ou pensamos. Isso é ilusório e um tanto quanto egoísta.
Uma estratégia interessante para minimizar seu desgaste emocional é focar nas semelhanças. Ao invés de críticas e foco nas diferenças, encontre pontos de convergências entre você e seu colega, este pode ser um primeiro passo para um relacionamento mais leve.
Lembre-sempre das dicas a seguir. O que fazer:
• Esforce-se para compreender a forma como seu colega pensa e sente.
• Experimente tratar seu colega irritante com gentileza e compaixão.
O que não fazer:
• Não leve o comportamento do seu colega para o lado pessoal e não perca a cabeça.
• Não foque nas diferenças. Concentre-se no que há em comum entre você e seu colega.
Se as pessoas o irritam, a probabilidade de que você também as irrite é grande, portanto, faça uma autoavaliação e verifique o que você também precisa fazer para ser menos desgastante para as pessoas que convivem com você, eis um bom exercício, que tal?