Blog Carvoeiro Doente
Qual o melhor sistema de gestão para o Criciúma Esporte Clube?
Sinceramente?
Tem gente que não deveria ser comentarista de futebol. Deveria ser Manager Consult of Football Business! De tanto que parece entender!
Mas até pouco tempo atrás tava qualificando a atual gestão como positiva. Seria por interesse próprio, falta de conhecimento ou burrice mesmo? Eu diria que é tudo isso!
-
Independente de qual será o modelo, acredito que o mais importante mesmo é a pessoa que estará a frente do clube. Seja como presidente, seja como investidor. Não foi o sistema que fez o Flamengo ser o maior do país. Não foi o sistema que fez o Bahia bater recorde de faturamento e de campanha. Não foi o sistema que fez o Athletico-PR se tornar uma potência fora do eixo.
Em todos esses exemplos, pessoas com visão empreendedora foram as responsáveis pelas mudanças e evoluções no clube. Assim como antes de se destacarem, foram pessoas com visão amadora que não extraíram tudo o que um clube de futebol pode gerar.
Eu não sou o Steve Jobs e nem o Neymar do assunto "gestão do futebol". Então minha saída é simples: referências!
O futebol é igual em qualquer lugar! As pessoas agem iguais em qualquer lugar! O que nos diferencia são as cores da camisa e o quanto cada clube consegue gerar de acordo com o tamanho e particularidades de cada um.
Sabia que o Caravaggio promove ações semelhantes às do Bahia, que promove ações semelhantes às de Paris Saint German?
Não tem segredo!
É importante o conselho deliberativo consultar todos o envolvidos do processo.
Mas é primordial que os interessados entreguem seu plano de ação com clareza e transparência. É a pessoa que vai administrar, não o sistema.
Afinal, qual sistema seria mais interessante? Vou abordar isso nas próximas postagens.
Abraçoooo