Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Um mico em Roma na final da Copa da Itália

Por Benito Gorini 03/08/2023 - 08:53 Atualizado em 03/08/2023 - 09:11

Um sábado ensolarado do dia 25 de maio de 2013, guiando um grupo de familiares e amigos em Roma. Passamos o dia visitando o Vaticano, Castel Sant´Angelo, Piazza Navona, Pantheon e o Forum Romano. Chegamos no hotel no final do dia  e fomos atendidos por um recepcionista muito mal humorado. Por isso resolvi consultar a internet quando decidiram passar no Carrefour onde havia algumas promoções. Entramos nas Vans e nos dirigimos a um outlet nos arredores de Roma. Não encontramos o que estávamos procurando e resolvemos voltar pelo Grande Raccordo Anulare, o  anel viário de Roma, fugindo do caótico trânsito romano. Fizemos uma grande percurso e ainda pagamos pedágio. No retorno encontramos um Carrefour a duas quadras do hotel. Um dos maiores micos da viagem. No outro dia, circulamos por pontos turísticos menos conhecidos, como o Circo Massimo (cena da corrida de bigas em Ben-Hur, com Charlton Heston e direção de William Wyler), a Bocca della Verità (Audrey Hepburn e Gregory Peck em A Princesa e o Plebeu) e o Priorado dos Cavaleiros de Malta, no Aventino, de onde se visualiza a cúpula da Basílica de São Pedro através de um buraco de fechadura.

O que sobrou do “Circo Massimo”. Ao fundo as ruínas do Palatino, local dos palácios imperiais I Foto: Arquivo Pessoal
A Bocca della Verità na igreja de Santa Maria in Cosmedin I Foto: Arquivo Pessoal

A cúpula da Basílica de São Pedro vista pelo buraco da fechadura do Priorado dos Cavaleiros de Malta I Fonte: stradadeiparchi.it/san-pietro-dal-buco-della-serratura

Em seguida subimos a colina do Gianicolo para visitar os memoriais de Garibaldi e Anita, no local onde ocorreram grandes batalhas na Tomada de Roma, em 1849. Inicialmente bem sucedidos, os revolucionários foram finalmente derrotados com a chegada das tropas francesas, aliadas do papa Pio IX, que havia fugido para Gaeta. O jovem poeta Goffredo Mameli,  autor do hino italiano, recebeu um ferimento sem gravidade de baioneta,  que acabou infeccionando levando à amputação da perna. Em uma época anterior às vacinas e aos antibióticos   acabou não resistindo e morreu em julho, aos 21 anos de idade.  Anita Garibaldi, na fuga apressada e grávida de oito meses, morreu um mês depois nas proximidades de Ravenna, também muito jovem, aos 27 anos.

Na Igreja de San Luigi dei Francesi, atrás do Palazzo Madama, sede do Senado italiano e bem perto do Piazza Navona, encontra-se um memorial aos franceses mortos na batalha. A igreja também é famosa pelas obras-primas de Caravaggio, A Vocação de São Mateus, O Martírio de São Mateus e São Mateus e o Anjo.

A Vocação de São Mateus na Igreja de San Luigi dei Francesi, com os fantásticos efeitos de luz e sombra I Fonte: ilcentro.it

No final da tarde planejamos visitar a Piazza del Popolo, para visitar a Igreja de Santa Maria, local de outras obras magistrais de Caravaggio, A Crucificação de São Pedro e a Conversão de São Paulo, na Capella Cerasi (Dan Brown, autor de Anjos e Demônios, escolheu a Capella Chigi da igreja como local da morte de um cardeal). Esquecemos no entanto que era dia do clássico romano pela final da Copa da Itália, de grande importância por ser a primeira vez que as equipes se enfrentavam em uma final. A Lazio venceu por 1x0 e a comemoração pelo sexto título foi gigantesca, especialmente por evitar a décima conquista da rival Roma. Ficamos duas horas presos no engarrafamento e não conseguimos visitar a igreja.

Micos, mas com boas história para contar.

Torcida da Lazio comemorando o sexto título da Copa da Itália I Foto: Arquivo Pessoal