Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O Tigre e o Carneiro

Por Benito Gorini 26/11/2025 - 14:42 Atualizado há 2 horas

 

Caro leitor , não é uma fábula de Esopo ou La Fontaine - como o título poderia sugerir - mas sim uma homenagem aos maiores clubes de futebol de Criciúma. Em outubro de 2019, o Projeto Cultura Acic homenageou os 60 anos de atuação profissional do Esporte Clube Metropol, clube de tantas glórias e que projetou o nome de Criciúma além-fronteiras, na época uma cidade praticamente  desconhecida no Brasil. 

Na ocasião, foi montada na Galeria de Arte da Acic a exposição "Memórias do Metropol", com objetos que retrataram a história do clube, como troféus, faixas de campeão, fotografias originais, quadros, bandeiras e camisas. Em dez anos, foram cinco títulos catarinenses e 466 partidas em sua fase profissional, de 1960 a 1969. Ao todo, foram 265 vitórias, 113 empates e 88 derrotas. Não estão incluídas as partidas do período amador entre 1945 e 1960. O Metropol enfrentou equipes como Grêmio, Atlético Mineiro e Botafogo pela Taça do Brasil, além de ter realizado uma das maiores excursões de um time brasileiro pela Europa. Foram 23 partidas em 5 países, com 13 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Marcou 53 gols e sofreu 35, com saldo positivo de 18 gols. 

No sábado passado, ocorreu, no Nações Shopping, a première do documentário “Metropol: A História  Vive”, comemorando os 80 anos da fundação do clube e relembrando sua trajetória, conquistas e a paixão ainda presente no coração  de muitos criciumenses.

Entrevistas concedidas à repórter Maria Alice Cavaler l YouTube: Metropol - Memórias de um time que fez história no futebol catarinense

Infelizmente, tive que alterar o final do texto. Acreditei - como a maioria da torcida carvoeira - que o Criciúma conseguiria o acesso para a Série A. Que pena, ficamos de fora por apenas 1 pontinho. Mas isto não invalida as glórias conquistadas pelo Tigrão, que até ultrapassaram os feitos do Metropol. E pela quantidade de títulos merece um blog especial. Já o Comerciário, meu clube de coração e antecessor do Criciúma, conquistou apenas o Campeonato Catarinense de 1968. Mas era o Mais Querido e o Bacharel da Pelota. Grande consolo. Pelo menos ficou a frente do Próspera e do Atlético, que não conquistaram nenhum. Por outro lado eles ganhavam do Metropol. E nós só surra. 

Mas para aliviar um pouco a tristeza que se abateu sobre a cidade, vamos relembrar a gloriosa campanha do título da Copa do Brasil de 1991.

YouTube: Trajetória do Criciúma na Copa do Brasil de 1991 |  Gabriel Arthur

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito