Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Telha Shingle

Por Arq. Eduardo Bittencourt Edição 04/03/2022
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Você provavelmente já ouviu falar na telha Shingle. No Brasil, ela ainda não é muito comum como na Europa e em países como Estados Unidos e Canadá, mas esse tipo de telha já é velha conhecida e grande aliada. O grande diferencial desse tipo de telha é o baixo risco de infiltrações, uma vez que ela apresenta uma estanqueidade de 100%. 

Hoje vamos tentar esclarecer as dúvidas em relação a esse material que vem se tornando mais comum nas obras. Incluive, aqui no escritório temos alguns projetos com esse material especificado

Mas o que é a telha Shingle? A telha shingle é considerada o sistema de cobertura de telhados mais eficiente do mundo. Fabricadas com uma mistura de manta asfáltica, rocha vulcânica e fibra de vidro, a telha shingle se destaca em diferentes projetos arquitetônicos, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais. São vendidas em rolos, onde cada um garante a cobertura de uma área de até 3m².

Entre as vantagens desse sistema, estão:

- Alta durabilidade e resistência

As telhas shingle são muito conhecidas pela sua durabilidade e resistência. Apesar de possuírem uma vida útil indefinida, os fabricantes costumam oferecer uma garantia de 30 anos pelo produto. Só por isso já dá para perceber a durabilidade do material. Esse material também é muito resistente às intempéries climáticas e a força do vento. Alguns modelos desse tipo de telha resistem a ventos de mais de 200km por hora.

- Impermeável

A telha shingle é totalmente impermeável, ou seja, nada de absorção de água. Outro diferencial é o sistema de fixação e sobreposição autocolante, garantindo uma vedação ainda maior para o telhado.

- Variedade de cores

Tem uma grande variedade de cores, indo desde o preto até o vermelho, passando ainda por tonalidades como o verde, o azul, o marrom, o branco e o cinza. 

- Projetos em curva

Essa telha possui uma característica que nenhuma outra telha possui: a flexibilidade, fazendo com que esse tipo de telha seja a mais recomendada para telhados curvos. A flexibilidade da telha shingle também permite que ela seja usada em revestimentos de parede, proporcionando uma unidade estética entre o telhado e a fachada da casa.

- Autolimpeza

Possuem um sistema autolimpante que eliminam o acúmulo de limo, poeira e sujeiras em geral, tornando a manutenção muito mais prática e fácil. 

- Leve

Outra grande vantagem da telha shingle é o peso. Esse tipo de telha pode ser até 4x mais leve que uma telha de cerâmica e, com isso, os gastos com estruturação e madeiramento reduzem significativamente.

- Dispensa calhas

A flexibilidade da telha shingle permite que ela mesma faça a vedação e o sistema de escoamento de água, dispensando assim o uso de calhas e acessórios semelhantes. Isso também implica em uma estética mais agradável e uniforme para o telhado.

- Manutenção telha shingle

A tecnologia autolimpante dispensa manutenções de limpeza frequentes, mas mesmo assim, recomenda-se uma lavagem no telhado a cada dois anos, pelo menos. Para lavar as telhas é muito simples, basta aplicar uma solução de água e cloro com a ajuda de uma mangueira. Não pode utilizar lavadoras de alta pressão, já que elas podem danificar as telhas. Vale citar ainda que as telhas shingle não quebram e não trincam, ou seja, não é necessário trocá-las. A única manutenção com esse tipo de telha é a limpeza.

Mas quanto custa uma telha shingle? Ela é mais cara que uma telha convencional de cerâmica ou de fibrocimento. Contudo, vale pesar na balança todos os benefícios ao invés de se deixar levar apenas pelo preço.

Quanto a fixação, o sistema de telhado shingle se inicia pelas chapas de madeira (a mais utilizada é o OSB), que são parafusadas nos perfis da estrutura de cobertura, esses perfis podem se metálicos ou de madeira. Mantas denominadas de subcobertura são grampeadas no OSB e em seguida as telhas shingle são pregadas na subcobertura e no OSB.

Devemos também contar com uma mão de obra especializada para esse tipo de material, já temos alguns profissionais trabalhando só com isso. Em uma obra de projeto do escritório, temos uma mão de obra bem especializada, de uma equipe que trabalhou com esse material nos EUA, assim trouxeram a expertise adquirida em vários anos trabalhando com isso por lá.

Mais informações: Instagram @eduardobittencourtarquitetura ou através dos telefones: (48) 98404-8406 ou (48) 99125 8880.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito