Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Afinal, qual a cor do ano de 2022?

Por Arq. Rafaela Neves Edição 04/02/2022

Volta e meia algum amigo ou cliente pergunta ‘qual vai ser a cor do próximo ano?’. Dependendo da época em que o questionamento é feito, a gente já sabe responder. Mas não é nada ensinado na faculdade ou aprendido nos anos de estrada. Acredite, também ficamos na expectativa, aguardando a cor ser lançada. Dentre várias empresas que divulgam suas cores do ano, a mais esperada é a Pantone®. E de onde vem essa tradição?

Primeiramente é importante saber que a marca Pantone® foi criada pela Pantone Inc, que é considerada a autoridade em cores no mundo. Eles organizam as cores por meio de um sistema onde cada tonalidade de cor recebe um código, que é representado por uma série de números e letras.

Desde 1999, no limiar entre um ano e o outro, a Pantone® elege a cor do ano. São meses investidos em pesquisas culturais, sentimentos e tendências antes de anunciar uma tonalidade. É uma escolha muito criteriosa, e nem poderia sem diferente, já que tem uma ampla influencia no design em geral.

Em dezembro do ano que passou, a Pantone® anunciou sua cor para 2022: 17-3938 Very Peri, uma cor totalmente nova "cuja presença corajosa estimula a inventividade e a criatividade pessoais". O tom origina na família da cor azul, mas com toques de vermelho e violeta, ilustrando a fusão dos nossos tempos modernos e como o mundo digital transformou o nosso mundo físico.

Como símbolo dos novos tempos, que se seguem após um intenso período de isolamento, a nova Cor do Ano procura refletir os padrões e percepções adquiridos neste período, representados pelo estreitamento entre o físico e o digital, que nos abre portas para explorar e criar novas possibilidades.

Na arquitetura, cores semelhantes, como os tons de azul pervinca e lavanda são usados há muito tempo quando se quer um efeito geral tranquilizador, otimista e positivo na mente humana.

Não há dúvidas de que essa cor será tendência durante os próximos meses, mas outras tonalidades merecem destaque, pois vêm ganhando o coração de quem, assim como eu, vive mergulhado nesse universo do morar.

A Coral, seguindo a vibe dos azulados, escolheu para 2022 a cor Melodia Suave™ que, segundo a marca, é ‘um azul claro arejado, fresco e bom para a alma. Refletindo a imensidão do céu, ela ajuda a trazer os efeitos positivos da natureza e dá uma nova vida a qualquer espaço habitável’.

Dubeux Vasconcelos Arquitetura – Estar Quies Coral. CASACOR Pernambuco 2021. MCA Estudio/CASACOR

Já a Suvinil elegeu a cor Eclipse, para representar um recomeço. De acordo com a equipe, é um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura. Ele tem o tom das primeiras plantas que habitaram a Terra e a vibração inovadora das novas gerações. Ele é vivo, mas é aconchegante. Ele é a energia do mundo – mas também das boas memórias. Traz euforia e alívio. Traz as sensações que precisamos sentir agora’.

Seguindo a linha dos esverdeados, a Sherwin-Williams elegeu a Neblina Perene, um verde acinzentado que traz uma sensação de calma e serenidade.

Se me permitem acrescentar mais algumas cores, preciso citar o cinza, esse queridinho da decoração, que continua presente. E para quem tem medo, essa tonalidade vai muito além do estilo industrial. Tonalidades mais claras de cinza podem criar espaços elegantes e cheios de personalidade!

O mesmo vale para o tom de areia. As paletas neutras são ideais para criar ambientes confortáveis e cheios de estilo. Além do clima aconchegante, são uma boa alternativa à cor branca, dando um aspecto mais sofisticado ao décor.

Nildo José - Casa Olaria. CASACOR São Paulo 2021. (MCA Studio/CASACOR)

Aqui no escritório usamos e abusamos desses tons neutros, nossos preferidos são Ovelha, Crômio, Papel Picado, Prata, Ouro Branco e Calopsita, da Suvinil.

Para finalizar, o que permanece em 2022 são os tons terrosos. O espectro de cores que compreende o termo “terrosos” foi, sem dúvida alguma, uma das preferidas pelos arquitetos e decoradores no ano que passou, pois consegue de uma só vez aliar sutileza e estilo.

Giovanna Pitondo – Living Afetividade. CASACOR Ribeirão Preto 2021. Felipe Araujo/CASACOR

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito