Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Weber propõe coworking industrial para Criciúma

Prefeitura recebe proposta da Weber Empreendimentos para criação de um ambiente tecnológico às margens da BR-101
Por Redação Criciúma, SC, 29/09/2020 - 19:19 Atualizado em 29/09/2020 - 19:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em breve, Criciúma contará com mais uma ação inovadora. Com o intuito de fortalecer e acelerar o desenvolvimento dos empreendedores e da indústria local, através da formação de polos de inovação, criatividade, conexão, transformação e aceleração de negócios e empresas, a Weber Empreendimentos, de Braço do Norte, em parceria com o Impact Hub Floripa, apresentou ao prefeito do município, Clésio Salvaro, o programa “Ecoa: Ativação de Comunidades Vibrantes” e a proposta para criação de uma ação conjunta a fim de implementar um ambiente tecnológico para desenvolvimento de projetos na área industrial. A implantação do espaço de coworking de inovação industrial será no Weber Log Center, às margens da BR-101, no acesso à Quarta Linha, em Criciúma e do programa Ecoa ainda será definido. 

O encontro aconteceu na manhã de terça-feira, 29 de setembro, e contou com a presença do CEO da Weber, Fernando Weber e Talita Matos, CEO do Impact Hub Floripa. O prefeito estava acompanhado do Secretário da Fazenda, Celito Heinzen Cardoso, do Diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Claiton Pacheco e do Gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva. A agenda foi patrocinada pelo vereador Aldinei Potelecki (Republicanos). Segundo o vereador, Criciúma precisa desenvolver ainda mais o potencial da indústria tecnológica. “Já é vocação de nosso município e de nossa gente a indústria da tecnologia, que resulta em maior valor agregado aos produtos, melhor renda paras as pessoas e desenvolvimento para a cidade e a região”, enfatiza Potelecki.

A Strive - braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber em parceria com o Impact Hub pretende implementar o programa Ecoa em diversas cidades catarinenses, entre elas, Criciúma. Conforme Fernando Weber, o objetivo da Weber é levar tecnologias aos empreendedores locais dos municípios onde a empresa já tem operações consolidadas há décadas. “Criciúma tem muito a ganhar com a implementação do programa Ecoa e do coworking industrial. O nosso objetivo é cocriar e incentivar o crescimento de novas comunidades empreendedoras locais, gerando emprego, crescimento de negócios e fortalecendo o empreendedorismo. Vamos criar um espaço inspirador que se torne referência no ecossistema de inovação, empreendedorismo e impacto no município”, adianta Fernando. 

“Nos últimos três anos nos preocupamos em alavancar o processo de inovação em Criciúma. Seja por projetos próprios, como a Casa do Empreendedor ou a nova Lei da Inovação, que estimula e destina recursos para projetos na área de fomento às startups. Sem dúvida a iniciativa privada faz parte desse contexto e todo projeto com propósito sólido, como esse encabeçado pela Weber, é muito bem-vindo”, comemora Clésio Salvaro.

Segundo Talita Matos, CEO do Impact Hub Floripa, Criciúma, um dos municípios mais inovadores de Santa Catarina, com legislação e diversas ações em curso, já conta com um programa de aceleração para MEIs, o Salto, operado pelo Impact Hub. “Nós já estamos em Criciúma com a edição do Salto e agora com o Ecoa em parceria com a Weber/Strive.  “Criciúma é uma potência do estado e já conta com um ecossistema super vibrante, chegamos para somar e crescer juntos”, destaca Talita que comemora a parceria com a Weber.

“O Ecoa, o coworking industrial, e a parceria com a Weber são muito importantes para o Impact Hub Floripa e marca um momento bacana da nossa história. Ao longo dos 15 anos da Impact Hub Global e cinco de operação em Floripa aprendemos muito e estamos colocando esse aprendizado à serviço dos espaços que serão operados pela Strive, é nosso tesouro sendo passado para parceiros muito competentes e que confiamos muito”.

Na próxima semana uma reunião está agendada para definir o local onde será instalado o Ecoa, a intenção é que o projeto aconteça ainda este ano. A reunião também irá definir as estratégias de atração de novas empresas para o município, além da ação de apoio e desenvolvimento das empresas existentes na cidade catarinense, polo da região Sul do Estado.

Sobre o programa Ecoa

— O Ecoa é uma grande oportunidade de levar a ‘mágica’ que acontece nas nossas unidades do Impact Hub Floripa para outros ecossistemas. Nosso papel é desenvolver novas comunidades vibrantes, sustentáveis e colaborativas. Para isso, vamos coordenar desde o recrutamento e formação de gestores, até o codesign de espaços físicos inspiradores que devem tornar-se referência em inovação, empreendedorismo e impacto social nos municípios onde atuarmos. Também daremos suporte na ativação de eventos atrativos e implementação de programas para empreendedores. Resumindo, a ideia é instalar o “software” Impact Hub Floripa em outros “hardwares” através de parcerias como a que firmamos com a Strive e a Weber Empreendimentos — explica Maíra Rodrigues, gestora da área de Programas do Impact Hub Floripa.  

Sobre o Impact Hub Floripa

O Impact Hub é uma rede global de apoio a empreendedores que queiram impactar o mundo positivamente. Esse apoio se dá por meio de: espaços de trabalho compartilhados, onde esses empreendedores se encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam; de eventos inspiradores que geram conteúdos relevantes e promovem o networking; e de programas inovadores que buscam educar e acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento socioeconômico.

Sobre a Strive 

Braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber Empreendimentos. A abordagem da Strive oferece tudo o que é necessário para transformar uma ideia em um negócio inovador e rentável, desde a fase inicial até conectar grandes consultorias de inovação aos desafios corporativos das empresas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A aceleradora tem como base quatro pilares de atuação: 

1) Strive Capacita - preparação de um time que esteja apto aos novos modelos de trabalho e desafios do mundo; 
2) Strive Transforma - consultoria para destravar processos e estimular a cultura da inovação e da colaboração;
3) Strive Conecta -  estímulo à troca de experiências com outros empreendedores e descoberta de soluções práticas para potencializar o negócio; 
4) Strive Fomenta - promoção de espaços onde a criatividade possa fluir e a inovação possa surgir, com a criação de polos de inovação que contam com espaços de coworking e eventos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito