Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Voo para Porto Alegre e pista maior são as projeção para o Aeroporto de Jaguaruna

Expectativa é que no primeiro semestre do próximo ano o Sul ganhe a nova linha, desta vez, com o Rio Grande do Sul
Por Francieli Oliveira Criciúma, 20/10/2018 - 08:28

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As projeções para o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi para o próximo ano são bastante positivas. Deve ser oficializado em breve uma nova linha partindo tanto para São Paulo quanto para Porto Alegre. E os tramites para o alargamento da pista e implantação do transporte de carga também estão avançado.

Atualmente, operam no local a Azul e a Latam, as duas com voos para São Paulo. De acordo com o deputado reeleito Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro (MDB), o que está em negociação com a Latam é um voo que já parte do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, em direção ao Aeroporto de Congonhas, na região central da capital paulista, faça escala em Jaguaruna. “Esse voo sairia de Porto Alegre às 8h25, faria escala aqui às 8h45 e partiria para São Paulo. Volta de São Paulo às 18h30min e parte para Porto Alegre às 19h15min”, explica Vampiro.

O deputado que foi secretário de Estado de Infraestrutura até o início deste ano coloca ainda que com o incremento desse voo, que deve ser concretizado no primeiro semestre de 2019, e com a ampliação da pista, o aeroporto ficaria em pleno funcionamento.

Dois voos diários

Atualmente, o Aeroporto Regional Sul conta com voos da Azul para Campinas, no Aeroporto de Viracopos. A aeronave parte de Jaguaruna às 6h e chega a São Paulo por volta das 7h25. Já a saída de Campinas é às 23h20 com chegada em Jaguaruna por volta da 0h55.

Na parte da tarde sai o voo da TAM para Congonhas e a saída de São Paulo é também na parte da tarde.

Para receber novos voos não há necessidade de obras no terminal de passageiros, mas apenas alguns ajustes. A direção da RDL, que administra o Aeroporto de Jaguaruna, prefere não comentar a possibilidade de novos voos até que seja concretizado. A negociação não se restringe apenas à Latam.

Encaminhamentos para o transporte de cargas

Com o transporte de carga se concretizando o aeroporto voltará à sua primeira função, quando foi projetado, no final da década de 90. O foco para o transporte de passageiros mudou à medida que o projeto foi avançando para diminuir o valor.

A pista, hoje com 30 metros, precisa passar para 45 metros, para receber aeronaves maiores. Além da construção de um terminal de cargas.

O aeroporto de Jaguaruna se tornaria uma opção para o transporte de cargas entre Florianópolis e Porto Alegre, suprindo uma necessidade básica de toda região. Outra vantagem, apesar de não ser citada pelos órgãos do Estado, é a proximidade com a via férrea.

Vampiro explica que o projeto de ampliação da pista está em fase de conclusão e em paralelo a Secretaria de Infraestrutura faz um estudo para a concessão das áreas, já que as empresas interessadas precisariam construir seus terminais em terras do governo.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito