Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Volta do Campeonato Catarinense perto de ser anunciada

"A expectativa é grande", comenta diretor da SC Clubes. Os jogos, sem público, devem ser retomados em 20 ou 21 de junho
Denis Luciano
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 29/05/2020 - 17:38Atualizado em 29/05/2020 - 17:45
Último jogo do Tigre no HH foi em 8 de março, 0 a 0 com o Figueirense / Arquivo / 4oito
Último jogo do Tigre no HH foi em 8 de março, 0 a 0 com o Figueirense / Arquivo / 4oito

A próxima semana será decisiva para a retomada do Campeonato Catarinense em meio à pandemia de Covid-19. É a impressão que ficou da conversa entre a superintendente da Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt, e o diretor executivo da SC Clubes, Cláudio Gomes, na tarde desta sexta-feira, 29.

"Acabamos de ter uma conversa muito positiva com o governo, deve haver uma liberação para os jogos na semana que vem. A expectativa é muito grande", apontou. A partir da liberação, deverão voltar aos treinos os times que ainda não retomaram atividades, casos do Criciúma, Marcílio Dias, Tubarão e Concórdia. Os demais - Avaí, Figueirense, Brusque, Chapecoense, Joinville e Juventus - já estão em treinamento.

Nos clubes em atividade, o monitoramento dos atletas vem sendo constante. Foram submetidos a testes de Covid-19, nas seis equipes, 605 atletas, e houve a confirmação de nove casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Volta em 20 de junho

A estimativa da SC Clubes é pela realização dos primeiros jogos pós pandemia no fim de semana de 20 e 21 de junho, o que totalizará três meses de suspensão das partidas, já que os últimos jogos foram disputados no dia 15 de março. Na ocasião, o Criciúma venceu o Joinville por 1 a 0 em Joinville. Se tudo der certo, o Tigre estará no dia 20 ou no dia 21 recebendo o Marcílio Dias no estádio Heriberto Hülse.

Campeonato Catarinense

Quartas de Final - Jogos de ida

20 ou 21 de junho (a confirmar)

Em Criciúma - Criciúma x Marcílio Dias

Em Chapecó - Chapecoense x Avaí

Em Joinville - Joinville x Brusque

Em Jaraguá do Sul - Juventus x Figueirense

Sem público

A retomada do futebol será sem público nos estádios, e haverá uma verdadeira corrida contra o tempo para a conclusão do Estadual em breve. Os jogos deverão ocorrer nas quartas-feiras e domingos respeitando a sequência da tabela, que programa a retomada com os jogos de ida das quartas de final. "A representante do Estado que conversou conosco não garantiu nada, mas pelas informações que colhemos, deve sim liberar na semana que vem", apontou Cláudio. É possível que já no pronunciamento da próxima segunda-feira, 1, o governador Carlos Moisés traga alguma novidade sobre o futebol.

Outro sinal

A Secretaria de Saúde de Florianópolis anunciou, nesta sexta-feira, a liberação dos treinamentos individuais ao ar livre para jogadores de futebol profissional. Orientações específicas deverão ser seguidas pelos clubes, no caso, Avaí e Figueirense. Até então, os dois estão recorrendo a estruturas fora da Capital, em Palhoça. Será obrigatório o uso de máscaras nos treinos, e a utilização dos vestiários deve ser suspensa, bem como limitação de ocupação de espaços de treinos, com utilização de 30% da capacidade.

Avaliações constantes dos atletas deverão ser feitas.