Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vigilância Epidemiológica intensifica vacinação contra sarampo e febre amarela

Todas as unidades de saúde do município estão com estoques disponíveis; em outubro e novembro haverá campanha
Por Amanda Farias Criciúma, SC, 19/09/2019 - 14:46 Atualizado em 19/09/2019 - 14:47
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde o início do ano, o município de Criciúma vem realizando ações para combater a febre amarela e sarampo, disponibilizando vacinas a toda a população. Essas ações são consideradas extramuros, ou seja, retirando as vacinas de dentro das salas e ofertando em postos itinerantes. Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde adquiriu um veículo climatizado, visto que a vacina precisa ficar refrigerada. Dessa forma, é possível que seja montado um posto de vacinação. Nos meses de outubro e novembro haverá campanhas de intensificação para a vacinação contra o sarampo. 

De acordo com a técnica de enfermagem do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Kelli Barp Zanette, todas as unidades de saúde de Criciúma têm disponíveis as vacinas contra a febre amarela e sarampo, lembrando que não existe uma campanha, pois essas vacinas sempre estiveram disponíveis. A da febre amarela foi implantada neste ano e foi incluída no calendário de vacinação. Deve ser aplicada nas pessoas de 9 meses até 59 anos de idade. Já a do sarampo, em pessoas de 6 meses a 49 anos de idade. Ambas não podem ser aplicadas em gestantes.

Em Criciúma, já foram realizadas diversas ações, sendo que a última aconteceu durante a Festa das Etnias e também no último sábado. Ao todo, foram imunizadas cerca de 200 pessoas nessas duas ações.

“Toda ação tem êxito, pois a gente consegue disponibilizar vacina para aquelas pessoas que encontram dificuldade de encontrar vacinas. Nós vimos que toda ação como essa é considerada de êxito, pois a gente consegue ir imunizando o maior número de pessoas em Criciúma”, ressalta Kelli. 

Flexibilidade nos horários das unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde está revendo os horários das unidades de saúde e estuda a possiblidade de ampliar o horário de atendimento de algumas salas de vacinação no município. A maioria fecha às 17h, com exceção da unidade no bairro Boa Vista, que se encontra aberta até às 18h.   

No centro de Criciúma, a unidade abre às 7h30 e fecha às 16h30, porém fica aberta ao meio dia, por ser uma área central, e assim poder atender a todos.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Criciúma, 3445-8774. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito