A chuva torrencial que atingiu diversos municípios de Santa Catarina nesta terça-feira (9) provocou alagamentos em Balneário Rincão, causando transtornos para motoristas nas avenidas Beira-Mar e Leoberto Leal, na área central da cidade.
De acordo com dados do boletim divulgado no início da tarde pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, choveu cerca de 46,8 mm nas últimas 12 horas no município, volume que contribuiu diretamente para os problemas registrados nesta manhã.
LEIA MAIS SOBRE CLICLONE EXTRATROPICAL
- Ciclone extratropical provoca acumulados extremos de chuva em SC
- [Vídeo] Bebê morre após carro ser arrastado por correnteza em Palhoça
- Chuvas provocam interdição de dois trechos da BR-101 em SC
“O município de Balneário Rincão tem o lençol freático muito aflorante, então a depender do nível da chuva, acaba acontecendo o alagamento. Nós tivemos ocorrências em algumas ruas, as que estão circulando vídeos na internet são da Avenida Beira Mar e da Avenida Leoberto Leal, que é a rua da prefeitura”, informa.
Balneário Rincão foi uma das cidades que cancelaram as aulas da rede municipal nesta terça-feira, justamente como prevenção diante dos alertas da Defesa Civil. “Estamos seguindo as orientações do Governo do Estado, que é o órgão que tem todos os equipamentos necessários, tanto é que nós suspendemos a aula no município por recomendação deles”, sustenta.
Após a chuva, a preocupação agora é com o vento forte e a maré alta
Nas últimas duas horas, o volume de chuva diminuiu no estado. A Defesa Civil agora chama atenção para o vento forte e o mar agitado no litoral catarinense. A previsão entre a madrugada de quarta-feira (10) e quinta-feira (11) indica ondas de direção nordeste e, posteriormente, de sul/sudoeste.
O Litoral Sul é a região que demanda maior atenção, com alerta laranja e previsão de ondas acima de 4 metros de altura. No Litoral Norte, são esperadas ondas de 2 metros, enquanto na Grande Florianópolis a altura pode chegar a 3 metros.
Amanhã, o ciclone já estará em alto-mar, porém ainda muito próximo da costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Com isso, a tendência é de diminuição da chuva, mas o risco de vento forte aumenta. São esperadas rajadas entre 60 e 80 km/h do Meio-Oeste ao Litoral, enquanto nas áreas serranas próximas ao mar o valor pode se aproximar dos 100 km/h.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!