Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Previsão do Tempo

VÍDEO: Chuva torrencial causa alagamentos no Rincão

Defesa Civil também alerta para vento e mar agitado no litoral catarinense

Por Thiago Hockmüller Criciúma, SC, 09/12/2025 - 16:09 Atualizado há 7 horas
Ciclone extratropical provocou alagamentos no município | Vídeo: Reprodução/Redes sociais/4Oito
Ciclone extratropical provocou alagamentos no município | Vídeo: Reprodução/Redes sociais/4Oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A chuva torrencial que atingiu diversos municípios de Santa Catarina nesta terça-feira (9) provocou alagamentos em Balneário Rincão, causando transtornos para motoristas nas avenidas Beira-Mar e Leoberto Leal, na área central da cidade.

De acordo com dados do boletim divulgado no início da tarde pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, choveu cerca de 46,8 mm nas últimas 12 horas no município, volume que contribuiu diretamente para os problemas registrados nesta manhã.

LEIA MAIS SOBRE CLICLONE EXTRATROPICAL

“O município de Balneário Rincão tem o lençol freático muito aflorante, então a depender do nível da chuva, acaba acontecendo o alagamento. Nós tivemos ocorrências em algumas ruas, as que estão circulando vídeos na internet são da Avenida Beira Mar e da Avenida Leoberto Leal, que é a rua da prefeitura”, informa.

Balneário Rincão foi uma das cidades que cancelaram as aulas da rede municipal nesta terça-feira, justamente como prevenção diante dos alertas da Defesa Civil. “Estamos seguindo as orientações do Governo do Estado, que é o órgão que tem todos os equipamentos necessários, tanto é que nós suspendemos a aula no município por recomendação deles”, sustenta.

Defesa Civil monitora efeitos do ciclone em Santa Catarina | Foto: Imagem gerada com auxílio de IA  

Após a chuva, a preocupação agora é com o vento forte e a maré alta

Nas últimas duas horas, o volume de chuva diminuiu no estado. A Defesa Civil agora chama atenção para o vento forte e o mar agitado no litoral catarinense. A previsão entre a madrugada de quarta-feira (10) e quinta-feira (11) indica ondas de direção nordeste e, posteriormente, de sul/sudoeste.

O Litoral Sul é a região que demanda maior atenção, com alerta laranja e previsão de ondas acima de 4 metros de altura. No Litoral Norte, são esperadas ondas de 2 metros, enquanto na Grande Florianópolis a altura pode chegar a 3 metros.

Amanhã, o ciclone já estará em alto-mar, porém ainda muito próximo da costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Com isso, a tendência é de diminuição da chuva, mas o risco de vento forte aumenta. São esperadas rajadas entre 60 e 80 km/h do Meio-Oeste ao Litoral, enquanto nas áreas serranas próximas ao mar o valor pode se aproximar dos 100 km/h.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito