O ciclone extratropical provocou fortes chuvas torrenciais em diversas regiões de Santa Catarina nas últimas 12 horas. Municípios da Grande Florianópolis registraram mais de 100 mm de precipitação no período e estão no topo do ranking de onde mais choveu. O acumulado ultrapassou o esperado para o mês de dezembro na região.
Conforme o boletim divulgado às 12h10 pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, em Santo Amaro da Imperatriz choveu exatos 153,8 mm nas últimas 12 horas, sendo 146,8 mm somente nas últimas seis horas. Em Palhoça, a chuva torrencial atingiu 137,2 mm, provocando a morte de um bebê após um carro ser arrastado pela correnteza de um rio no bairro São Sebastião. Ainda foi registrado alagamento na BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos.
LEIA MAIS SOBRE O CICLONE EXTRATROPICAL
Chuvas provocam interdição de dois trechos da BR-101 em SC
[Áudio] Ventos do ciclone devem atingir até 70 km/h na região
Ciclone em SC: saiba o que Criciúma vai fazer com as aulas da rede municipal
Ciclone extratropical provoca alagamentos na BR-101
A rodovia federal também teve pontos de alagamento nas cidades de Biguaçu e São José, onde o monitoramento da Defesa Civil indicou 121,4 mm e 101,8 mm de precipitação, respectivamente. Na Capital, choveu 97,9 mm.
No Sul catarinense, seis municípios também registraram volumes elevados de precipitação nas últimas 12 horas:
-
Araranguá: 58,4 mm
-
Içara: 56,2 mm
-
Tubarão: 55,6 mm
-
Balneário Rincão: 46,8 mm
-
Praia Grande: 45,4 mm
-
Laguna: 44,2 mm
Ondas podem chegar a 4 metros no Litoral Sul
Nas últimas duas horas, o volume de chuva diminuiu no estado. A Defesa Civil agora chama atenção para o vento forte e o mar agitado no litoral catarinense. A previsão entre a madrugada de quarta-feira (10) e quinta-feira (11) indica ondas de direção nordeste, e posteriormente de sul/sudoeste, com 2,0 m no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí; entre 2,0 m e 3,0 m na Grande Florianópolis; e entre 3,0 m e 4,0 m no Litoral Sul, com picos ainda maiores em alto-mar.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!