Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Viagem à Serra Gaúcha ficará até 1h20 mais rápida com conclusão de obra em SC

Trecho da SC-290 está 96% concluído e entra na fase final no Morro dos Cabritos

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 17/06/2026 - 07:02 Atualizado há meio minuto
Rodovia já está com cerca de 96% dos serviços concluídos | Foto: Divulgação/4oito
Rodovia já está com cerca de 96% dos serviços concluídos | Foto: Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A obra da Serra do Faxinal, na SC-290, entrou na reta final e deverá ter uma das pistas liberada para o trânsito em sistema de pare e siga já no fim de julho. A informação foi confirmada pelo engenheiro e chefe da obra pela Fraga Engenharia, Alexandre Martins, em entrevista exclusiva ao Programa Adelor Lessa.

Segundo o engenheiro, a conclusão da obra pode reduzir o tempo de trânsito rumo ao RS em mais de uma hora. "Agora com o trecho pavimentado de Cambará até Praia Grande, eu tenho certeza que vai diminuir uma hora e 15 minutos, uma hora e 20 pra ir até o trecho da Rota do Sol", projeta. 

LEIA MAIS

Obra está praticamente pronta em SC, mas trecho do RS tem atraso

Considerada estratégica para o turismo e a ligação entre o Sul catarinense e a Serra Gaúcha, a rodovia já está com cerca de 96% dos serviços concluídos.

O trecho do Rio Grande do Sul tem sido um atraso para a conclusão da obra no estado, em especial por conta dos eventos climáticos. "Deve estar em torno de 15 km mais ou menos de obra, que não deve estar nem com 10% ainda", disse.

Ouça a entrevista do engenheiro na íntegra:

Morro dos Cabritos concentra trabalhos

Morro dos Cabritos segue interditado | Foto: Divulgação/4oito

Os serviços estão concentrados no Morro dos Cabritos, último trecho pendente da obra. Segundo Martins, a equipe trabalha na construção da estrutura que permitirá a passagem da pista em uma área de maior complexidade geológica e ambiental. Dos 11 pilares previstos, oito já estão em fase avançada de execução.

A prioridade agora é concluir a pista que permitirá a liberação parcial do tráfego. “Em julho já devemos ter essa pista operando no sistema pare e siga”, afirmou o engenheiro.

Interdição segue por segurança

A Serra permanece totalmente interditada no trecho em obras. Até mesmo a passagem de pedestres foi suspensa temporariamente após orientação da Secretaria de Estado da Infraestrutura, devido à umidade excessiva e ao risco de acidentes provocado pelo solo escorregadio e pela forte neblina na região.

Conclusão até o segundo semestre

A expectativa da empresa é concluir a concretagem da estrutura entre agosto e setembro, enquanto o contrato da obra deve ser encerrado em outubro. Após a liberação da rodovia, ainda serão executados serviços de acabamento, como instalação de defensas, sinalização definitiva e estruturas de passa-fauna.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito