Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vereador exige parecer jurídico para PE que libera transporte coletivo

Prefeitura encaminhou projeto que pede urgência do retorno dos ônibus em Criciúma
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 08/05/2020 - 09:13 Atualizado em 08/05/2020 - 09:16
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Câmara de Vereadores deve votar nesta sexta-feira, 8, a partir das 17h, o Projeto do Executivo, encaminhado em regime de urgência, que pretende liberar o trânsito do transporte coletivo em Criciúma. O PE 15/2020 foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e trata o transporte como "instrumento associado ao combate e à contenção da pandemia da Covid-19".

O projeto, porém, gerou discórdia, pois contraria o decreto estadual que mantém suspenso o serviço do transporte coletivo. O município tem a possibilidade de restringir o decreto, mas não de abrandá-lo. O vereador Zairo Casagrande (PDT) levanta dúvidas sobre o projeto de Salvaro.

"Nós não temos nenhuma noção do grau de contaminação do coronavírus em Criciúma, quaquer projeto de lei sobre isso é obscuro, não é baseado em nenhum dado científico. A pesquisa Unesc apontou um número 42 vezes maior de infectados do que o notificado. O bom senso manda, em meio a uma segunda rodada de testes, esperar, saber o que está acontecendo na cidade para daí sim propor medidas de flexibilização ou lockdown. Por enquanto tudo é chute", ponderou Zairo. 

Encaminhado em regime de urgência, o projeto não passa pela CCJ da Câmara, o que motivou as críticas de Zairo.

"Sem o parecer da casa e dados da Covid-19, essa votação é prematura. Quando a sessão é extraordinária a votação é sem o parecer da Câmara, não passa pelo jurídico. Não passa pela CCJ e não tem parecer jurídico", lamenta. "A lei municipal não supera a estadual. Exijo um parecer jurídico da Câmara para evitar que um projeto de origem duvidosa seja aprovado e exponha a Câmara", completa o vereador.

O PE 15/2020 solicita o retorno emergencial do transporte coletivo em Criciúma, com a validade entrando a partir da 0h do dia seguinte à votação na Câmara, caso aprovado. Apresenta-se no projeto:

"I - viabilizar a continuidade dos serviços, garantida pela Constituição Federal, em compatibilidade com a demanda existente;

II - preservar a saúde dos usuários, através do reforço de ações de higienização e do dimensionamento da operação, em conformidade com as diretrizes de distanciamento social recomendadas pelos órgãos e entidades de saúde pública;

III - garantir o transporte de pessoas, para o adequado funcionamento de hospitais, farmácias, laboratórios, clínicas e outros estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, bem como indústrias, comércio, bancos, lotéricas, supermercados, academias, construção civil, entre outros, que se encontram em funcionamento."

Em anexo, Salvaro encaminhou à Câmara, junto ao projeto, a justificativa. Segundo a carta assinada pelo prefeito, o transporte coletivo é considerado essencial. "O transporte é considerado um dos serviços essenciais e que não pode continuar parado durante a pandemia. Ao retornar, estará na linha de frente no combate à doença, transportando trabalhadores da área da saúde todos os dias, bem como trabalhadores que executam serviços considerados essenciais", aponta. 

Tags: coronvírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito