Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Veículos automotores lideram expansão na produção industrial de SC

Produção industrial catarinense registrou expansão de 1,1% em fevereiro na comparação com janeiro
Por Redação Florianópolis, SC, 22/04/2022 - 15:38 Atualizado em 22/04/2022 - 16:22
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A produção industrial catarinense registrou expansão de 1,1% em fevereiro na comparação com janeiro, na série com ajuste sazonal. Conforme análise do Observatório FIESC, esse foi o segundo crescimento consecutivo do indicador em Santa Catarina. A média brasileira também registrou avanço no período, mas em ritmo menor do que o verificado no estado, com crescimento de 0,7%.

"A indústria catarinense é destaque nacional, com crescimento da produção acima do ritmo brasileiro e entre os principais estados do país. A diversidade do parque fabril estadual e o empreendedorismo dos nossos empresários se refletem nesse resultado", avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.  

O destaque ficou para o setor de Veículos automotores, que registrou a maior taxa de crescimento no acumulado dos últimos 12 meses. De acordo com o economista do Observatório FIESC, Maicon Luiz Brand, após sofrer com as restrições do início da pandemia, como falta de semicondutores e paralisação de atividades, o segmento sente a retomada da produção, com crescente demanda externa, principalmente para produtos como Partes de motor e Partes de acessórios para veículos. O volume exportado dos dois itens cresceu 37,8% em Santa Catarina no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2021.

Ainda no setor Automotivo, houve destaque para as vendas de partes de motor para o México, que aumentou 62,4% o montante exportado no primeiro trimestre, em comparação ao primeiro trimestre de 2021.

Além do setor Automotivo, a Metalurgia catarinense também apresenta taxas de crescimento acima da média nacional. Conforme Brand, o aquecimento da Construção impulsiona o resultado. Santa Catarina acompanhou o crescimento da produção nacional de insumos para construção. Já a produção de Metalurgia catarinense é quase três vezes maior que a média nacional.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito