Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vales da Uva Goethe expõem vinhos raros, típicos e únicos na Wine South America

No estande do Sebrae, as seis vinícolas da ProGoethe participam da maior feira vitivinicultora da América Latina
Por Redação Criciúma, SC, 13/09/2023 - 15:04 Atualizado em 13/09/2023 - 16:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A maior concentração de vinhos da América Latina está prestes a abrir suas portas em mais uma edição da Wine South America. Este ano, os Vales da Uva Goethe estarão presentes no estande do Sebrae/SC, a partir da terça-feira (12), em Bento Gonçalves. As seis vinícolas da Associação ProGoethe prometem trazer uma experiência única e rara para os amantes do vinho.

Os Vales da Uva Goethe participam desde a primeira edição da feira, em 2018. Para a exposição deste ano, as vinícolas têm como pilares a autenticidade, diversidade, raridade e versatilidade. Os rótulos são raros, típicos e únicos, capturando a essência autêntica da viticultura brasileira.

Turismo movimentando a economia

A safra de 2022 resultou na produção de aproximadamente 120 mil garrafas de vinho Goethe, todas produzidas dentro dos limites geográficos estabelecidos pela Indicação de Procedência (IP). Por isso, a parceria com o Sebrae/SC visa movimentar a economia através do turismo, com foco na comercialização.

"O Sebrae participa para promover as vinícolas. O objetivo, de fato, é proporcionar o aumento da competitividade por meio da promoção comercial e alavancar as vendas das vinícolas", destacou a gestora de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

A parceria do Sebrae/SC com a Associação ProGoethe nasceu em 2005. Desde então, o trabalho realizado tem foco no desenvolvimento de cada vinícola, desde a gestão, diferencial competitivo e promoção comercial, até o design. Além de promover o vinho, a instituição visa o enoturismo, que consiste em receber visitante nas videiras.

"A gente vem trabalhando nesse desenvolvimento das empresas, na promoção comercial, que a ProGoethe tem. São dois focos, promover o produto e receber as visitas nas vinícolas, desenvolvidas por meio dos festivais gastronômicos", explicou Juliana. "Para o Sebrae, é mais importante que as empresas se desenvolvam. Esse é o nosso objetivo", completou.

Terroir nas terras do Sul de SC

A uva Goethe, que tem uma história que atravessa séculos, encontrou seu terroir nas terras do Sul de Santa Catarina em 1893. Na região, nasceu a Associação Goethe, formada pelas vinícolas Casa del Nonno, De Noni, Trevisol e Vigna Mazon, em Urussanga, a Bianco, em Orleans, e a Quarezemin, em Içara. As seis vitivinícolas poderão expor seus vinhos na Wine South America ao lado do Sebrae/SC.

"Esta feira é extremamente importante para networking. O Sebrae é um grande parceiro e apoiador dos Vales da Uva Goethe. Na edição deste ano, estão investindo e apostando num espaço expressivo para mostrar esse tesouro do nosso Estado que é esta rara variedade de uva e seus vinhos típicos e únicos", frisou o vitivinicultor membro da Associação ProGoethe, Matheus Damian, que é a terceira geração à frente da vinícola Casa Del Nonno.

A sucessão de gerações mantém a identidade e qualidade da rara uva Goethe. Tradições, raízes familiares e tipicidade são as características que resumem a história da vitivinícola Casa Del Nonno, iniciada em 1975, em Urussanga. Como resultado disso, rótulos com décadas de sucesso e pioneirismo na produção de espumantes Goethe no mundo.

Sobre a Wine South America

A feira Wine South America é um evento de destaque no calendário vitivinícola brasileiro e acontecerá de terça (12) a quinta-feira (14). A capital brasileira da uva e do vinho, Bento Golçalves, na Serra Gaúcha, sedia o evento. Importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas, que buscam novidades e oportunidades de negócios, além de amantes do vinho, lotam os estandes todos os anos.

O que faz da Wine South America um evento imperdível é a presença de mais de 360 marcas, tanto nacionais quanto internacionais, que se reúnem em um único espaço. A feira é voltada para quem deseja descobrir, degustar e apreciar os melhores vinhos e espumantes, em um ambiente que celebra a cultura vitivinícola do Brasil e do mundo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito