Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Valdir Moretto recebe da Fiesc a Ordem do Mérito Industrial 2023

Empresário é fundador da UfoWay
Por Redação Florianópolis, SC, 26/03/2023 - 15:05
Valdir, no meio, e os filhos/ Foto: Divulgação
Valdir, no meio, e os filhos/ Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) anunciou na manhã desta sexta-feira (24), os industriais que serão agraciados com a Ordem do Mérito Industrial 2023, o maior reconhecimento da indústria Catarinense. Entre os que receberão a premiação no dia 19 de maio, em solenidade especial em comemoração ao aniversário da Federação e ao Dia da Indústria, está o empresário Valdir Moretto (natural de Siderópolis) e fundador da empresa UfoWay.

“A Fiesc Sul fica muito feliz de pelo terceiro ano consecutivo termos um representante para receber a homenagem mais importante da indústria catarinense. E ficamos muito felizes também por ser o Valdir Moretto, que criou uma grande empresa, que impressiona pelo modelo de gestão muito humanizada. E com certeza, isso deve ter sido instituído por ele e mantido pelos seus filhos. Nossa homenagem a toda a família e a todos que fazem parte da empresa UfoWay”, enaltece o vice-presidente regional Sul da Fiesc, José Carlos Sprícigo.

A Ordem do Mérito Industrial reconhece anualmente até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense. Também receberão a comenda os empresários: Ademir Dalla Lana (de Luzerna), Gilberto Tomazoni (nascido em Ipumirim), Maitê Guadalupe Lang (Pomerode) e Milton Hobus (Rio do Sul).

Conheça um pouco da trajetória de Valdir Moretto (histórico encaminhado à Fiesc):

Valdir nasceu na cidade de Siderópolis, Sul de Santa Catarina, e desde cedo ajudou a família na roça. Mas em 1971, aos 17 anos, mudou para cidade de Criciúma e decidiu trabalhar em uma concessionária de automóveis em troca apenas de conhecimento, sem qualquer remuneração, pelo período de um ano. Foi o primeiro passo em busca de transformação e crescimento.

Logo após esse período, Valdir atuou como mecânico na área de mineração. Nessa fase, já existia nele o sonho de ter o seu próprio negócio e garantir uma melhor qualidade de vida. Desejo que virou realidade em 1988, quando já estava com seus 34 anos.

Moretto já mostrava que não temia desafios e, vendo como uma oportunidade, virou sócio minoritário, com 8%, da empresa do cunhado que contava com 50 colaboradores. Foi o começo da história de empreendedorismo. Essa sociedade durou em torno de cinco anos, e na sequência veio a fase de se tornar dono do seu próprio negócio.

Valdir começou a comprar e vender saldos de peças na região do Rio Grande do Sul. Aproveitando o auge da confecção em Criciúma, lançou a sua primeira marca de roupas: a Golden Jeans. Através dela iniciaram negócios na fronteira do Rio Grande do Sul e Uruguai que alguns anos depois foram encerrados com o fechamento da fronteira, e dessa forma a Golden Jeans precisou se reinventar para se manter viva no mercado.

Mais uma vez, Valdir recomeçou. Só que agora com uma bagagem muito mais ampla e forte. E foram com todos esses aprendizados que a empresa entrou no ramo de Private Label, fundando a marca UfoWay.

Em poucos anos, a empresa teve uma ascensão significativa já contando com a participação dos seus filhos – Dickson Moretto e Grasiela Moretto - que atualmente compartilham a gestão e a responsabilidade pela empresa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito