Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vacina para gripe não facilita o contágio do coronavírus, afirma pneumologista

Sistema imunológico não é prejudicado pela vacinação
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 24/03/2020 - 09:58 Atualizado em 24/03/2020 - 09:59
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Não é tão incomum tomar uma vacina para gripe e, logo em seguida, começar a apresentar alguns sintomas gripais mais intensos, como febre, coriza entre outros. Esse efeito colateral, que é comum também em outros medicamentos, acaba afastando algumas pessoas neste momento, com medo de que, tomando a vacina, ficarão mais suscetíveis ao contágio do coronavírus - o que não acontece.

“Vacinas têm efeitos colaterais como qualquer outro medicamento, e um deles pode ser um pouco de febre. Apesar disso, diferente do que algumas pessoas acham, a vacina não debilita o sistema imunológico, não vai facilitar a entrada do coronavírus”, explicou o médico pneumologista Renato Matos.

O doutor ressalta que o vírus da gripe costuma ser altamente mutante e que, mesmo que as vacinas de agora contem com vírus escolhidos pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS), estes podem acabar sendo diferentes dos presentes nos corpos humanos meses depois. Apesar disso, mesmo que o vírus presente na vacina seja diferente do presente no corpo, a vacinação ainda é comprovadamente a melhor escolha.

“Está provado hoje que, mesmo que não haja a concordância entre os vírus da vacina e o que está se curando hoje, está comprovada que pessoas vacinadas internam menos e morrem menos”, pontuou Renato, afirmando que ainda não há nenhum medicamento efetivo para combate ao coronavírus.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito