Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

V Mostra Cientifica e Cultural reúne trabalhos escolares e apresentações artísticas

Evento ocorreu na última terça-feira, proporcionando integração e aprendizado
Por Redação Criciúma, SC, 03/11/2022 - 13:28
Foto: Divulgação/ Decom
Foto: Divulgação/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Proporcionar um ambiente de integração e aprendizado marcam os objetivos da V Mostra Cientifica e Cultural. O evento ocorreu na última terça-feira (1o), reunindo e divulgando 10 trabalhos escolares e oito apresentações culturais dos estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino, no Teatro Municipal Elias Angeloni. A mostra contou com a presença de estudantes, familiares, profissionais e professores da Secretaria Municipal de Educação que vieram prestigiar as apresentações dos trabalhos desenvolvidos.

As escolas que participaram foram as que possuem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA): EMEB Giácomo Zanette, EMEB Pe Ludovico Cocccolo, EMEB Luiz Lazzarin, EMEB Profª Lili Coelho e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEMJA). De acordo com a coordenadora da Educação Jovens e Adultos, Lisete de Oliveira Costa de Souza, a integração proporcionou uma diversidade para a construção de conhecimento.

"Com a proposta de tema livre os alunos produziram apresentações de danças e corais, e escritas de cordéis, poemas, maquetes e murais. Desse modo, oportunizando a socialização do conhecimento à comunidade escolar. Além de informar e construir conhecimento adquirido no processo de ensino e aprendizagem.", destacou.

A coordenadora afirmou, ainda, que assim os estudantes conseguem compartilhar suas experiências e aprendizados na interação com outras escolas do município. "Nesses momentos percebemos a importância da interação entre estudante e professor, possibilitando a transformação de cidadãos críticos, a partir da vivência e interação", ponderou.

Interação entre pais, alunos e professores

Conforme a diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos, Carla Fabiana Martins, esses momentos são de extrema importância. Para Carla, mostrar aos estudantes que eles podem fazer a diferença é fundamental no processo de aprendizagem, sendo uma dinâmica que exige o engajamento de todas as partes envolvidas para o compartilhamento de experiências e informações.

"O professor precisa realizar a proposição de atividades que instiguem a curiosidade e a criatividade, e que os façam enfrentar desafios na busca por respostas. Ainda, o apoio da família é fundamental, porque nossos estudantes e professores precisam se manter sempre motivados. E o papel da equipe diretiva é fornecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades, mantendo sempre a comunicação que ajudará a fortalecer laços de confiança e a estima do grupo", pontuou.

Além disso, para a coordenadora do EJA na escola Ludovico Coccolo, Adriana de Andrade, a dedicação que todos colocam em seu trabalho é importante para ver o crescimento dos estudantes, seja ela na dança, pintura ou música. "A felicidade em seus olhares e sorrisos ao conseguirem evoluir em um simples passo de dança é emocionante. Principalmente, porque os profissionais se envolveram e dedicaram o seu tempo integralmente com os familiares para concluírem a concretização dessa conquista", frisou.

Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Segundo a também coordenadora da modalidade Jovens e Adultos, Sônia Mirian Guglielmi, o EJA tem o objetivo de proporcionar o acesso à educação as pessoas que, por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade certa. "Essa modalidade de ensino é destinada a jovens e adultos a partir dos 15 anos que não completaram a etapa entre a alfabetização ao 9o ano", explicou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito