Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uso de pista exclusiva dos ônibus preocupa ACTU

Associação alerta a população sobre os riscos para pedestres e ciclistas ao transitarem pela via
Por Redação Criciúma, SC, 16/09/2020 - 11:08
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a chegada da pandemia e a paralisação temporária do sistema de transporte, um problema que já era recorrente nos corredores exclusivos dos ônibus de Criciúma foi intensificado, onde muitas pessoas têm usado esse local para corridas e ciclismo.  Tal prática, apresenta riscos sérios de acidentes, além de prejudicar a chegada dos ônibus nos horários nas estações e terminais.  Mesmo com o retorno do transporte coletivo urbano, muitas pessoas continuam a circular pelo corredor, o que causa preocupação tanto para a ACTU – Associação Criciumense de Transporte Urbano, quanto para as autoridades de trânsito de Criciúma.

“O corredor de ônibus tem como objetivo dar mais rapidez, segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo da cidade. Não é uma via para a prática de esportes e, sim para trabalho. Devemos respeitar os usuários do transporte no seu corredor, como também os ciclistas, taxistas e afins em suas rotas de trabalho e lazer, contribuindo desta maneira para o respeito e a segurança de todos”, ressalta o presidente da ACTU, Everton Trento.

O gerente de Operações da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Paulo Borges, lembra que a pista exclusiva dos ônibus também pode ser utilizada apenas por veículos de urgência e emergência e operações de trânsito. “Não é permitido que nesta via se utilize carroças, charretes, bicicletas, e nem mesmo se ande a pé em caminhadas ou corridas”, pontua. “Registros recentes nos trazem bem evidentes, que a inobservância destas situações e condições, do uso desta via própria, sinalizada e orientada para os veículos do transporte municipal”, completou Borges.

Vale ressaltar aos ciclistas e pedestres que insistem em utilizar estes locais para prática de atividade física, que os coletivos estão circulando novamente nos três turnos, diferente do que aconteceu na primeira retomada do transporte urbano. Hoje os ônibus amarelinhos e expressos estão circulando praticamente na normalidade, o que aumenta o risco de acidentes nos corredores. Portanto, é muito importante intensificar os cuidados também por quem usa a pista lateral aos corredores, como a pista de rolamento e a calçada do canteiro central da Avenida Centenário.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito