Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Usar ou não a máscara? Confusão que chega no comércio

Em shopping de Criciúma, polícia chegou a ser chamada para reforçar obrigatoriedade do uso do item
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 10/03/2022 - 06:30
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"As pessoas estão achando que não é mais necessário usar a máscara", O alerta foi feito pelo superintendente do Shopping Della, Luís Rodrigues, em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Som Maior, no fim da tarde desta quarta-feira (9). "Vimos um grande conflito, que começou com aquela declaração do prefeito João Rodrigues, de Chapecó, a partir da liberação do uso de máscaras para crianças até 12 anos. Uma série de municípios liberaram também, mas isso vale para espaços abertos. E houve uma confusão grande", contou. 

"O próprio prefeito quando falou do decreto de 2021, flexibilizou o uso de máscaras em ambientes abertos mas manteve o uso em demais ambientes", lembrou. "No shopping, trabalhamos diuturnamente para colocar as pessoas em ambientes agradáveis. Eu, enquanto CPF, tenho preferência pela liberação da máscara, mas eu enquanto gestor não me cabe questionar, mas sim usar a lei", apontou. "Existe uma obrigatoriedade, o decreto 1.371 do Governo do Estado obriga o uso de máscaras em espaços públicos e privados, incluindo o transporte coletivo. Essa é uma premissa que se tem que cumprir", lembrou Rodrigues.

Um incidente desagradável

Ele reforçou que não é possível, diante do decreto estadual vigente, abrir exceções. "A gente não pode, sob pena de ter nossos estabelecimentos fechados", sublinhou. O superintendente contou um incidente registrado nesta terça-feira (8) no Della. "Tivemos um caso extremamente chato, uma cliente chamou a polícia pois acreditou que nós não cumprimos a função de vetar o ingresso de um determinado cliente, quando abordamos um cidadão para convencer que ele deveria seguir o decreto", relatou.

Rodrigues detalhou o caso: "um senhor foi abordado no shopping, pedimos para ele colocar a máscara, ele disse que não colocaria pois a lei daria esse direito. Explicamos que não. O segurança esclareceu. Uma senhora foi na praça, chamou o policial e pediu para abordar esse cidadão que estava se opondo ao uso de máscara. Conseguimos contornar a situação, a pessoa quando viu o policial mudou de ideia. Que tipo de situação se cria por desinformação". "E isso é recorrente. Durante o dia todo temos passado por esses problemas. O que vale na lei é o uso da máscara em ambientes fechados", completou.

São vários casos

O superintendente do shopping salientou que a recorrência de tais incidentes tem se verificado, também, em outros estabelecimentos. "O comércio em geral, nossos colegas do varejo tem passado pelo mesmo problema. Gostaria de apelar às pessoas para que se esclareçam em relação à lei para evitar problemas. Não queremos causar desconforto, queremos cumprir a lei", contou. "Não são poucos casos por dia. Uma pessoa que chega na Praça de Alimentação e vai se servir sem máscara, as pessoas estão cobrando, aquelas que não aprovam. É uma situação delicada e bastante recorrente", registrou Rodrigues.

Ouça a entrevista do superintendente do Shopping Della no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito