Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Universidades Comunitárias lutam por melhores condições em Brasília

Representante da Unesc cumpriu agenda na Capital Federal nesta quinta-feira
Por Redação Brasília - DF, 12/04/2019 - 12:06
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Seguindo a extensa programação da semana com compromissos em Brasília, representantes das universidades comunitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) participam de encontros a fim de defender as causas da categoria. Um dos locais das reuniões desta quinta-feira (11) foi a Advocacia-geral da União (AGU), onde os visitantes catarinenses apresentaram o modelo das universidades comunitárias do estado, trataram sobre a regulamentação da Lei das Comunitárias e o entendimento do modelo nas várias esferas do Governo, além da necessidade de acesso aos editais públicos e emendas parlamentares.

Conforme a chefe de gabinete da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que representa a Universidade nos compromissos, o segundo encontro do dia foi com o coronel Marco Aurélio de Oliveira, diretor da DIREG (Diretoria de Regulação Ensino Superior) /Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior). "Nesta diretoria foi destacado a autorização e o reconhecimento de cursos, o credenciamento institucional e a regulação do Ensino a distância", comenta.

Já na Diretoria de Regulação do Ensino Superior, de acordo com a chefe de gabinete, foram tratadas sobre questões relacionadas aos processos da filantropia das universidades comunitárias, com destaque ao Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação). A recepção no local foi feita pelo Coronel Marcos Heleno G. Oliveira Júnior, diretor da pasta.

A visita a Brasília foi importante ainda para uma visita ao Ministério de Ciência e Tecnologia. "Fizemos questão de mais uma vez agradecer a presença do ministro Marcos Pontes na Universidade. O coronel Celestino Todesco foi quem nos recebeu carinhosamente para o agradecimento", completa Gisele.

Ainda nesta quinta-feira a representante da Unesc fez o convite formal ao secretário de empreendedorismo do Ministério, Paulo Alvim, para que profira uma palestra na edição de 2019 da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Também recebeu convite especial da Universidade o senador Espiridião Amim. "Ele foi oficialmente convidado a proferir uma palestra no dia 8 de julho sobre as perspectivas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil", destaca a chefe de gabinete.

Em passagem pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), os representantes da Acafe estiveram com o presidente do Conselho, João Filgueiras de Azevedo, para apresentação sucinta do modelo de atuação comunitária, além de prospectar Políticas do CNPQ para Instituições.

Foram visitados ao longo do dia os gabinetes dos deputados Ricardo Guidi, Daniel Freitas, Giovana de Sá, Pedro Uczai, Jorginho Mello e Esperidião Amin. "Nas visitas também pudemos protocolar solicitações de emendas parlamentares para projetos importantes para o desenvolvimento da Universidade", completa.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito