Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unicred catarinense avaliada com nota A- pela Fitch

Avaliação permite uma classificação de risco da empresa, servindo como parâmetro de qualidade
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 17/06/2020 - 14:41 Atualizado em 17/06/2020 - 14:41
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O sistema Unicred de Santa Catarina, juntamente com o do Paraná, passou por uma avaliação da Fitch Ratings para determinação da classificação de risco - dado que serve para estipular um parâmetro de qualidade de crédito da carteira oferecida. Na avaliação, a Unicred acabou ficando na parte de cima da tabela, recebendo a nota A-.

“Falar da nossa instituição sempre é mais fácil, porque já temos análise de risco interna que somos obrigados a fazer, mas é importante que se tenha uma visão do mercado em situação da nossa instituição”, declarou o diretor executivo da Unicred Sul Catarinense, Marcelo Lima. 

Para a avaliação ser feita, é preciso uma análise de relatórios de gestão, balanço e inadimplência da carteira e volume, seguido de uma entrevista presencial com os diretores das instituições - onde é medido o nível de conhecimento e planejamento visando o futuro. Por último, vem a entrega do relatório - a qual foi bastante satisfatória para a entidade, segundo Marcelo.

“Somos classificados como uma empresa A- Brasil, risco A, em que temos de longo prazo e, de curto prazo, F2 Bra. No longo prazo nossa perspectiva é de baixa inadimplência, o que atesta a qualidade da nossa carteira de crédito. E o F2 Bra é a capacidade de honrar os compromissos em curto prazo, com liquidez e baixa inadimplência também. Essa questão de avaliar com a FIT nos testou com boa qualidade de ativos. Com essa chancela de mercado, o consumidor vê ainda mais conforto.”, pontuou.

Ações durante pandemia

Marcelo afirma que, apesar da grande dificuldade econômica causada pela pandemia em todo o mundo, a Unicred sul catarinense está tendo um ano mais positivo do que o passado em relação ao fator de crédito. “Quando a padnemia surgiu, de uma forma rápida já nos movimentamos e conseguimos, num espaço de curto tempo, atender nossos sócios”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito