Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unibave finaliza restauração do Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans

Técnicos procuraram manter as suas características originais, contribuindo para a melhoria de sua estética e sua conservação
Por Redação Orleans, SC, 07/07/2021 - 18:57
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A equipe do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) encerrou essa semana o trabalho de restauro no Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans. Foram 20 dias, desde o início dos trabalhos que foram encerrados essa semana. A equipe do Unibave foi contratada pela prefeitura de Orleans, por meio do departamento de Cultura e de Turismo. Na finalização da obra, o governo municipal ainda instalou uma iluminação especial.  

Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, que integra a equipe de restauro do pórtico, a estrutura apresentava desprendimentos superficiais em diversos pontos. “Isso deixava a estrutura metálica aparente, com manchas e pichações. Na área dos painéis, apresentava desprendimento da camada pictórica dos relevos figurativos, estes e outros problemas, que foram sanados com a restauração”, explicou Valdirene.

Com o restauro, os técnicos procuraram manter as suas características originais, contribuindo para a melhoria de sua estética e sua conservação. Trabalharam no restauro, além da diretora do museu, o museólogo e restaurador Idemar Ghizzo, e ainda o técnico de segurança, Patrick Luiz Antunes e o professor Junior e engenheiro Júnior Serafim Corrêa.

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, comentou a finalização do trabalho afirmando que é meta de cuidar do patrimônio cultural. "Estamos trabalhando com todo o cuidado e carinho para revitalizar todos os nossos pontos culturais e turísticos do município. O Pórtico é um desses locais, e por isso, nosso empenho em deixá-lo totalmente restaurado. Assim tanto a população orleanense, quanto os nossos visitantes podem admirá-lo ", declarou o prefeito.

O Pórtico

O Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans, é um monumento com painéis produzidos em alto relevo, que representam cenas históricas, da colonização do município e de sua economia. Como a passagem da estrada de ferro e criação do município em homenagem ao centenário da cidade. A obra foi iniciada em 1984 e inaugurada em 30 de agosto de 1987. O projeto é de José Paulo Angulski, Paulo Afonso Dalsasso, Luiz Carminati e José Fernandes (Zé Diabo).
...

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito