Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc sedia primeira capacitação Museológica de Santa Catarina

Região Sul recebe nesta semana a oficina Plano Museológico
Por Redação Criciúma - SC, 15/08/2018 - 16:50
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Unesc sedia nesta terça e quarta-feira (14 e 15/8) uma oficina do Programa de Capacitação Museológica do SEM/SC (Sistema de Estadual de Museus de Santa Catarina). O eventotem a participação de representantes de museus da região e é realizado pelo SEM/SC em parceria com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e com o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc.

Segundo legislação brasileira, através da Lei 11.904/2009, é dever de todo o museu realizar um Plano Museológico. De acordo com a lei, ele é uma ferramenta básica de planejamento estratégico para o funcionamento dos museus. A capacitação Museológica atende ao eixo de Capacitação e Formação da Política Estadual de Museus de Santa Catarina.

De acordo com o coordenador do SEM/SC, Renilton de Assis, a capacitação faz parte de uma das ações desempenhadas pelo Sistema. "Ela propicia e apresenta uma ferramenta de gestão para os museus. Ela também ajuda a qualificar os profissionais e apresentar os eixos de capacitação para o funcionamento de um museu", explica.

Oficina

A oficina buscou apresentar a política prevista na legislação e além disso, mostrar exemplos de como funciona a elaboração de um plano. Os conceitos principais eram de discutir a elaboração do planejamento estratégico e das gestões dos museus, a caracterização, planejamento conceitual, elaboração de programas, projetos, monitoramento e revisão dos planos já realizados pelos museus.

Ela foi ministrada pelo museólogo do Ibram, Newton Fabiano Soares. Para ele, o encontro é também uma possibilidade de abrir novas parcerias entre o Instituto e os museus da região. "Nesta oficina nós buscamos realizar dinâmicas em grupo mais do que falar sobre a legislação que está por trás dela e abrir para debates", explica.

Segundo Assis, a oficina será realizada em todas as regiões do Estado, e a Sul foi a primeira a receber a palestra. "Esta parceria com o Ibram está propiciando a qualificação de todos os museus", acrescenta.

A Unesc foi a primeira Instituição a sediar a oficina. A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, percebe o engajamento dos órgãos no sustento dos museus. "A oficina contribui, através de atividades e dinâmicas, uma educação e uma conservação dos acervos, de forma que agrega melhorias significativas para os museus de todo o estado", comenta.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito