Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc recebe chefe de Difusão Regional do INPI para palestra

Araken Alves de Lima falará sobre Propriedade Intelectual e Inovação
Por Redação Criciúma - SC, 10/10/2019 - 12:29
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Profissionais, representantes de empresas, estudantes e professores do Sul do Estado estarão reunidos na Unesc, no dia 18, para participarem de uma palestra com o chefe de Difusão Regional do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em Santa Catarina e doutor em Economia Aplicada, Araken Alves de Lima. O representante do INPI abordará o tema "Propriedade Intelectual e Inovação" em um evento gratuito e aberto ao público em geral.
 
A palestra ocorrerá às 8h45, na Sala de Negócios Professora Rosemeri de Oliveira Duarte, localizada na sala 104 do Bloco R1 da Universidade. Os participantes poderão ainda levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a entidades beneficentes.

Lima estará na Unesc já no dia 17 de outubro, quando participa de uma formação exclusiva para as empresas participantes do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), desenvolvido pela Universidade em parceria com a Apex-Brasil. Em Criciúma, a Unesc sedia o Núcleo Operacional do programa. A vinda do representante do INPI tem o apoio da Open Market Comércio Exterior. O Peiex conta ainda com a parceria do Genint (Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) e dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Instituição.

O coordenador do Núcleo Operacional do Peiex na Unesc, professor Júlio Cesar Zilli, salienta que o evento é uma oportunidade para empresas, estudantes e profissionais que não fazem parte do programa ter acesso a informações importantes para o desenvolvimento de negócios. Zilli pontua ainda, que o evento vem ao encontro das ações pensadas e realizadas pela Universidade para a inovação em todas as áreas, seja acadêmica ou na prestação de serviços e visando o desenvolvimento regional.

O palestrante

Formado em Ciências Econômicas e especialista em Economia Agroindustrial, Lima é mestre em Desenvolvimento Econômico e doutor em Economia Aplicada. Desempenhou as funções de Coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação, coordenador de Pesquisa e Educação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento e coordenador geral da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento.

Lima também é professor e pesquisador dos programas de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI e docente voluntário permanente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFSC.

Sobre o Peiex

O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O Peiex é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito