Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc recebe certificado de energia renovável

Desde 2017, Universidade possui energia proveniente de hidrelétricas, contribuindo com o meio ambiente
Por Redação Criciúma, SC, 13/04/2022 - 12:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A preocupação com o meio ambiente e com o futuro do local onde está inserida e com o mundo fizeram com que a Unesc optasse pela energia limpa. Há quase seis anos a energia que ilumina salas e corredores, que faz funcionar as máquinas e que permitiu aos professores utilizarem câmeras e computadores para darem aula de maneira remota durante a pandemia, é hidrelétrica. Esta atitude rendeu à Universidade a Certificação da Energia Renovável, recebido no último mês.

Segundo o supervisor de Manutenção Elétrica da Unesc, Fábio Rosetto Rodrigues, em 2017, a Unesc optou por adquirir energia do mercado livre. "A Universidade adquire a sua energia da Lux Energy, evitando nestes quase seis anos emitir poluentes, indo agora para o sexto ano de contrato, sempre com energia gerada por hidrelétricas", salienta.

O mercado livre de energia elétrica é um ambiente de negociação onde consumidores "livres" podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Nesse ambiente, o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Dessa forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia.

A natureza agradece

Para se ter uma dimensão, conforme explica Rodrigues, a quantidade de energia renovável adquirida pela Unesc desde 2017, é o equivalente ao plantio de 8.258 árvores. "A energia renovável é responsável por 83% do fornecimento no Brasil, sendo aquelas que não emitem gases poluentes, como eólica, solar e de hidrelétricas. Recebemos o certificado por meio da Camerge, que é a gestora da nossa distribuidora de energia e é avaliado pelo Ministério de Minas e Energia. Além disso, nestes quase seis anos a economia passa de R$ 2,2 milhões", revela Rodrigues.

Ele diz ainda que a Universidade possui um gerador de energia a diesel, e uma das exigências para manter o certificado é não utilizar o equipamento por mais de 20 horas por mês.  "Nunca chegamos a isso. O máximo foram dez horas", finaliza.

Você confere outras informações no site http://noticias.unesc.net/.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito