Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc pode assumir gestão de UPA do Rio Maina

Universidade conta com seis cursos na área da saúde
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 07/11/2019 - 13:08 Atualizado em 07/11/2019 - 13:48
foto: arquivo/4oito
foto: arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) está cotada para assumir a gestão da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Rio Maina, cuja construção deve começar ainda na próxima semana. De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a proposta surgiu a partir de uma conversa entre ela, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o secretário de saúde do município, Acélio Casagrande - o qual se mostrou interessado na oportunidade.

Segundo Acélio, a intenção é que seja feita a terceirização da gestão da nova unidade, assim como já ocorre na Próspera, sendo a Unesc a principal opção para o cargo. “O nosso grande desejo é que entre na licitação e nessa avaliação a Unesc, para que transforme. Quem sabe a universidade não consiga estar fazendo a gestão, haja vista o número de profissionais que possui, e transformar também aquela unidade em uma unidade de ensino”, afirmou.

A posição da Universidade

Para a reitora, esta se trata de uma grande oportunidade para a Unesc, que possui cursos excepcionais na área da saúde. “Para nós da Unesc, isso seria muito importante. Nós temos um curso de Medicina com ampliação de vagas, o que nos confere um campo de estágio para os nossos estudantes ainda maior. Temos ainda outros seis cursos na área da saúde: Enfermagem, com um trabalho belíssimo, farmácia, com um trabalho incrível, Fisioterapia, que atende uma necessidade da população, Psicologia, que tem todo o interesse de desenvolver suas atividades clínicas em outros espaços, Nutrição, que vem desenvolvendo um trabalho super importante, Biomedicina, com todos os saberes que apresenta, e Odontologia, com uma capacidade também incrível”, comentou.

Caso a gestão da unidade venha ficar a cargo da Unesc, a parceria entre a universidade e a prefeitura pode acabar rendendo bons resultados não só para os alunos, como também para toda a comunidade. “Tenho certeza que o Rio Maina e a cidade de Criciúma ganhariam muitíssimo com essa parceria. A Unesc é uma instituição extremamente séria, muito focada no aprendizado e no que faz com seus estudantes, voltados para a comunidade, que se dá pela experiência muito qualificada”, ressaltou Luciane.

E o fato da Unesc poder assumir a gestão do UPA faz com que, além dos cursos da área da saúde, os cursos de gestão da universidade também possam participar desse processo. Os cursos tecnólogos na área da gestão, Administração de Empresas e Ciências Contábeis também devem fazer parte da equipe.

Outras experiências

Há cerca de 20 anos atrás, a Unesc chegou a atuar no Hospital Regional de Araranguá - situação completamente diferente quando comparada a gestão da UPA, segunda a reitora. “A gestão de um hospital do estado em Araranguá é completamente diferente, em um outro momento da universidade e da própria história do hospital. Foi outro tipo de situação, não se compara uma UPA localizada há alguns quilômetros da universidade, fácil de chegar e resolver, a um hospital como era o de Araranguá, em um outro momento do estado de Santa Catarina”, concluiu Luciane.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito