Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Construção da UPA do Rio Maina inicia semana que vem 

Unidade deve ser entregue dentro de seis a oito meses
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 07/11/2019 - 10:12 Atualizado em 07/11/2019 - 10:14
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A UPA do Rio Maina começará a sair do papel na próxima semana. Nesta quinta-feira, 7, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) deverá assinar a ordem de serviço, para que a transformação da policlínica possa ser feita. A expectativa é de que o atendimento seja melhor e mais vidas possam ser salvas. A ideia do secretário de Saúde, Acélio Casagrande, é ter uma parceria com a Unesc para a administração.

“O nosso desejo que é inclua a Unesc, para quem sabe eles possam contribuir com o número de profissionais e talvez transformar numa unidade de ensino”, comentou o secretário. Se a parceria não for possível, então a administração da UPA do Rio Maina será terceirizada, assim como já acontece com a unidade da Próspera.

O investimento é superior a R$ 1 milhão. “Iniciaremos as obras já na semana que vem e dentro de seis a oito meses teremos a UPA do Rio Maina pronta. O conselho de saúde local esteve comigo ontem, então discutimos todo o processo envolvendo os profissionais que estão por lá”, afirmou.

A população do distrito do Rio Maina não vai mais precisar atravessar a cidade para realizar alguns exames, como aqueles de raio X. Para o secretário de Saúde, o diagnóstico precoce é importante e com duas UPAs na cidade haverá essa condição.

Parceira com o Ministério da Saúde

Acélio Casagrande garante que as obras não devem acontecer, como foi o caso da UPA da Próspera, já que os recursos são da Prefeitura, que também fará a aquisição dos equipamentos. A obra deverá durar entre seis e oito meses, com conclusão prevista para a metade de 2020. Já funcionando, o Ministério da Saúde deverá bancar os profissionais.

“Não dependemos de convênio da união para a construção ou para a compra de equipamentos. Tudo será feito pela Prefeitura de Criciúma, agora iremos verificar a questão dos equipamentos”, afirmou. “Semana que vem eu estarei em Brasília, para levar essa condição até o Ministério da Saúde”, cotou.

Os atendimentos

“A gente quer trabalhar muito as questões da urgência, na Próspera tem muita gente que ainda procura, lá foi estimado para 6 mil e tem 9 mil procurando. Essas UPAs devem ficar para os atendimentos de urgência”, frisou. Outros tipos de atendimentos poderão ser feitos nas unidades básicas de saúde (UBS).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito