Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Unesc não adere ao Fies neste ano

Novas regras inviabilizam participação da universidade no programa do Governo Federal
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 07/02/2018 - 11:33Atualizado em 07/02/2018 - 11:36
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

A Universidade do Extremo Sul catarinense (Unesc) não vai aderir neste ano ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Governo Federal. Isso porque, a aprovação das novas regras do programa no fim do ano passado inviabilizou a participação da Unesc, aumentando custos para a instituição e prejudicando os estudantes.

“Torna muito difícil para o aluno o egresso no sentido de tempo de carência. Antes o Fies propunha 18 meses de carência e agora ele se forma e no mês seguinte já tem carência. O governo transferiu para a Universidade a responsabilidade pelo Financiamento Estudantil. Apenas 40% das universidades farão a adesão ao Fies. Enquanto não tiver mudança, não terá adesão. Isso não coloca em risco alunos que já tem Fies”, detalhou a reitora Luciane Ceretta.

Segundo Luciane, ontem em reunião com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), os alunos compreenderam a situação. “Não podemos assumir a responsabilidade financeira do Governo Federal. Já vínhamos tendo queda de alunos do Fies por conta das novas regras do governo. Os alunos entenderam a situação da Unesc”, explicou.

Tags: unesc fies