Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc lança prêmio com foco na valorização da mulher cientista

Ação faz parte da Semana de Ciência e Tecnologia 2023
Por Redação Criciúma, SC, 15/08/2023 - 13:30 Atualizado em 15/08/2023 - 13:33
Décio Batista/ Agecom Unesc
Décio Batista/ Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O protagonismo das mulheres na ciência ganha mais um capítulo na Unesc. A Instituição lança o 1º Prêmio Mulheres na Ciência, ação voltada ao reconhecimento da produção científica feminina na Universidade. A cerimônia oficial de lançamento ocorreu na noite desta segunda-feira (14) com a presença de pesquisadoras e demais atores da comunidade acadêmica.

O evento foi marcado pelo detalhamento da proposta de premiação, que contemplará as categorias Sênior, Plena e Júnior para profissionais doutoras, mestras ou bolsistas de Iniciação Científica, respectivamente, em cada área das quatro áreas do conhecimento.

A iniciativa, segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, integra as ações de reparação histórica para equidade e combate de desigualdades. "O reconhecimento do trabalho feminino é um desafio a ser superado constantemente nos diferentes espaços que a mulher ocupa, o que não é diferente no meio da ciência. Dar visibilidade ao que tantas mulheres produzem na Pesquisa, na produção da ciência, é um caminho importante para que outras mulheres se compreendam como esse sendo um lugar também para elas e valorizem este importante papel", destaca.

Ao aceitarem o convite para participar do Prêmio, conforme a reitora, as colegas pesquisadoras e estudantes abraçam a missão de inspirar ainda mais novas cientistas para ocuparem os espaços. "Este é um momento histórico porque temos uma Universidade plural, democrática, que está em constante busca de ainda mais espaços justos. A homenagem e a premiação em si são singelas, mas carregam imensurável significado e devem ser aproveitadas como momento de marcar a história", aponta.

Responsável por apresentar a dinâmica da premiação, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, lançou ainda uma grande novidade: a 2ª edição do Prêmio Mulheres na Ciência, honraria a ser entregue no dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher.

"Acreditamos que este é um projeto que vem para ficar, pois coaduna muito com a missão da Universidade. Sintam-se todas mais que convidadas, convocadas a participar dessa iniciativa preparada com muito carinho", afirmou.

O período para inscrições, aberto a partir desta noite de lançamento, segue até o dia 18 de setembro. O Prêmio Mulheres na Ciência Unesc será entregue oficialmente durante a cerimônia de encerramento da programação da SCT, marcada para o dia 27 de outubro.

Para participar basta acessar o link: https://www.even3.com.br/evento/login?evento=mulheresnaciencia2023&ReturnUrl=%2fparticipante%2ftrabalhocientifico%2f.

Mais informações sobre as categorias, as premiações e regras completas podem ser encontradas no site https://www.unesc.net/sct2023/1o-premio-mulheres-na-ciencia-unesc.

O evento de lançamento foi transmitido ao vivo pelo Youtube no canal da Unesc TV: https://www.unesc.net/sct2023/1o-premio-mulheres-na-ciencia-unesc.

 Premiações:

1º lugar: Participação em um Congresso Nacional (Brasil) na área de pesquisa da candidata.

2º lugar: Participação em um Congresso na Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) na área de pesquisa da candidata.

3º lugar: Participação em Congresso Estadual (em Santa Catarina) na área de pesquisa da candidata.

1º a 10º lugar: Certificado de Menção Honrosa.

1º a 10º lugar: Os trabalhos farão parte de um E-book especifico de Mulheres na Ciência Unesc.

Programação da Semana de Ciência e Tecnologia

Maior evento científico institucional, a 14ª edição da SCT está programada para ocorrer de 23 a 27 de outubro, em formato híbrido.

Em 2023 o evento se dedica ao tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", uma escolha inspirada pelo Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, que reconhece a relevância das ciências básicas na realização de pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas (ONU).

A SCT tem o propósito de promover uma discussão sobre conhecimento e experiências que abrangem a interconexão entre ciência, tecnologia e inovação, visando um desenvolvimento equitativo e sustentável, enquanto contribui ativamente para os ODS. 

 

Atrações

Durante a SCT, ocorrem a Feira de Inovação; a Feira de Ciências; o 10º Talento Cultural; o Workshop de Arqueologia; o Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; e a Feira do Livro. "Já possuímos algumas palestras definidas, inclusive internacionais, além da participação de professores de nossa Universidade. Acreditamos que iremos receber as inscrições de mais 600 trabalhos, entre resumos e artigos completos, distribuídos nas quatro áreas do conhecimento. Além disso, aguardamos mais de dois mil participantes", ressalta o coordenador da SCT, professor Rodrigo Machado.

A submissão dos trabalhos para a SCT pode ser realizada até o dia 28 de agosto pelo link:  https://www.unesc.net/sct2023/submissao#insc. No site também é possível acompanhar o cronograma e demais informações referentes ao evento. Acesse:  https://www.unesc.net/sct2023/premiacoes


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito