Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc homenageia professora Vera Maria Silvestri Cruz com inauguração de memorial  

Evento foi realizado nesta semana com a presença de professores e familiares
Por Redação Criciúma, SC, 18/08/2022 - 12:34
Foto: Divulgação/ Agecom Unesc
Foto: Divulgação/ Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A professora Vera Maria Silvestri Cruz tem uma linda história no curso de Pedagogia da Unesc e participou da formação de muitos profissionais da área. Comprometida com a educação, fez a diferença por onde passou e agora deixa mais uma grande marca por meio do memorial que leva o seu nome. Inaugurado na noite de terça-feira (16/08), o espaço, uma homenagem da Universidade, oportuniza experiências nas mais diversas formas para diferentes áreas do conhecimento e estudantes de diversos cursos da Instituição.

E é na sala 13, do Bloco Z da Unesc, na Brinquedoteca do curso de Pedagogia, que os acadêmicos, professores, investigadores, pesquisadores e comunidade em geral podem, a partir de agora, contar com um local acadêmico, com aulas, visitação e muita pesquisa.

Todo o trabalho desenvolvido para a entrega do memorial envolveu diversas etapas e contou com a colaboração de muitas pessoas de dentro e fora da Unesc. O material exposto foi doado pela professora, ainda em vida, no ano de 2018, e pelos familiares em 2021, ao Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME), liderado por professores da Universidade. Além do acervo, eles doaram uma estante que acondiciona os documentos.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo, com um percurso de mais de quatro décadas, Vera inevitavelmente deixou marcas profissionais e pessoais naqueles com quem se relacionou ao longo desses anos. "O conjunto de documentos tem traços muito explícitos de sua trajetória profissional, como cadernos, agendas, textos, discursos, artigos escritos por ela em jornais", disse.

De acordo com a pós-doutoranda Susane da Costa Waschinewski do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc, tudo foi organizado, catalogado e inventariado. "O Memorial conta com uma vasta documentação que por si só pode ser objeto de estudo que versem sobre a própria constituição de acervos pessoais. É um local de muito conhecimento, em especial aqueles provenientes dos campos de História da Educação, Patrimônio Educativo, Cultura Escolar, História das Instituições Escolares, Currículo, Formação de Professores, Supervisão de Estágio, entre outros", descreveu.

Sobre o projeto

O espaço é resultado das iniciativas desenvolvidas em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), intitulado "Acervos pessoais de professoras: uma investigação sobre os guardados de Vera Maria Silvestri Cruz", e desenvolvido de forma conjunta com o Curso de Pedagogia e em parceria com a Biblioteca Central da Universidade.

O projeto é vinculado ao PPGE e foi desenvolvido pela pós-doutoranda Susane da Costa Waschinewski, sob supervisão da professora doutora Giani Rabelo. Ele integra um conjunto de pesquisas desenvolvidas pelos membros do GRUPEHME nas linhas de pesquisa: Trajetórias, Histórias de vida, Acervos pessoais, Arquivos institucionais, de professores e intelectuais da Educação. Já o acervo é uma seção da Biblioteca e foi catalogado pela Elis Just Steiner.

Agendamento

Para conhecer e pesquisar no memorial é necessário realizar o agendamento diretamente com a coordenação do curso de Pedagogia. Mais informações pelo telefone (48) 34312665.

A homenageada

Vera foi aluna da primeira turma do curso de Pedagogia da instituição, tendo ingressado em 1970, e posteriormente, em 1975, iniciou sua atuação no corpo docente. Em 1975, foi aprovada em um processo seletivo na Unesc, onde lecionou no curso de Pedagogia e se dedicou durante 35 anos. Também foi professora e orientadora educacional do Colégio de Aplicação, antiga denominação do atual Colégio Unesc.

Participou do "Concurso de Histórias para a Infância Catarinense", coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (Ladesc), em 1984, e publicado o livro Uma sociedade interessante, em 1985, na Coleção Pró-Criança.

Em 2010 a professora se despediu do trabalho na Universidade com uma homenagem pelos 35 anos nos quais se dedicou à Unesc. Vera faleceu vítima de complicações em decorrência da Covid-19.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito