Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc contribui com informação sobre autismo na Praça Nereu Ramos

Evento é realizado pela Associação de Amigos do Autista 
Por Redação Criciúma - SC, 02/04/2019 - 11:31
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O conhecimento desenvolvido na Unesc contribuirá com pesquisas sobre o autismo com o objetivo de conscientizar a comunidade Sul Catarinense sobre o Tea (Transtorno Espectro Autista). O grupo de pesquisa Neurologia Experimental, criado no primeiro semestre de 2019, conta com uma linha de pesquisa sobre o tema celebrado nesta quarta-feira (4), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Na data, o grupo estará presente, das 8h30 às 11h30, na Praça Nereu Ramos, para esclarecer dúvidas e levar informações. "É um assunto necessário de ser abordado. Não só no Brasil, mas no mundo, pouco se sabe sobre o autismo", frisa a pesquisadora da Universidade, Cinara Ludvig Gonçalves.

O evento, realizado pela Ama (Associação de Amigos do Autista), abordará o transtorno, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) afeta uma a cada 160 crianças, ocasionando problemas como a dificuldade de estabelecer as relações sociais, na comunicação verbal, em brincadeiras, nas respostas sensoriais anormais, além de ocasionar crises.

Segundo Cinara, o grupo da Unesc foi idealizado para desenvolver pesquisas, abordar os problemas e buscar soluções para as dificuldades encontradas pelo portador e pela família. "Nosso carro chefe é a pesquisa, mas temos uma preocupação social e vamos desenvolver atividades voltadas à extensão. Queremos causar um impacto positivo na comunidade, fazendo a diferença através do esclarecimento do tema e de avanços em pesquisas", afirma.

A professora também reforça o objetivo do projeto como uma oportunidade para instituições e iniciativas locais buscarem apoio. "Estamos de portas abertas para colaborar. A quarta-feira, quando promoveremos ações juntamente com a Ama, será o ponto de partida para futuras parcerias", reforça Cinara.

Além da pesquisadora, o grupo recebe o apoio do neuropediatra, Jaima Lim. No início de segundo semestre de 2019, os interessados em pesquisar na área poderão participar de um processo seletivo.

Tags: unesc AUTISMO

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito