Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uma história de 90 anos que passou pelo Fórum de Criciúma

Margarida Teixeira dos Santos comemorou 90 anos produzindo ensaio fotográfico em locais que marcaram a sua trajetória
Por Redação Criciúma, SC, 03/04/2022 - 17:13 Atualizado em 03/04/2022 - 18:32
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A servidora aposentada Margarida Maria Teixeira dos Santos completou neste sábado (2) os seus 90 anos de idade. Para celebrar a data, resolveu fazer um ensaio fotográfico destacando os espaços que marcaram sua trajetória, locais onde trabalhou e, entre eles, onde exerceu a função de agente de serviços gerais por 20 anos até sua aposentadoria: o fórum da comarca de Criciúma. 

A servidora ainda lembra de muitos colegas, juízes e servidores, e dos bons momentos que viveu no fórum. “Eu não queria sair mais de lá e até hoje, se fosse para voltar, eu voltava. Eu me sentia em casa”. Na memória também destaca a simplicidade de todos, juízes e servidores, na convivência e, segundo ela, no tratamento “sempre com muita delicadeza”.

Natural de São Vicente (SP), chegou em Siderópolis com sua família por volta de 1945 atraída pela oportunidade de trabalho na extração do carvão. Trabalhou desde sua adolescência como empregada doméstica e posteriormente na “mina do dia”, mina a céu aberto, escolhedeira de carvão, cortadora de lenha, escolhedeira de forno de coque (derivado do carvão), além de costurar e bordar peças para vender e trabalhar como cozinheira nos restaurantes e lanchonetes de Criciúma e Siderópolis.

Com mais de 40 anos voltou a estudar, pois segundo ela, sempre teve gosto pelo aprendizado e recebeu o incentivo de seus filhos que estavam em idade escolar, e concluiu o ensino médio. Não conseguiu realizar o sonho de lecionar, mas, com dificuldade, formou as filhas e hoje é mãe orgulhosa de quatro professoras. Fez concurso público aos 49 anos, em 1981, e passou em primeira colocada para a função de agente de serviços gerais no fórum da comarca de Criciúma. E após 20 anos de atuação, se aposentou em 2002.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito