Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uma demissão pode ser determinada por aquilo que não aparece no currículo

Psicóloga explica importância das "soft skills" na dinâmica das organizações
Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 24/05/2023 - 16:22 Atualizado em 24/05/2023 - 16:57
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As soft skills são conjuntos de habilidades e competências relacionados ao comportamento de uma pessoa. Na tarde desta quarta-feira (24), a psicóloga e mestre em saúde coletiva, Alice Constantino Joaquim, deu entrevista para o programa 60 minutos, e comentou a respeito do assunto.

“São competências emocionais e, no dia a dia, a gente vê a necessidade de entender o quanto nossos relacionamentos impactam no mundo corporativo”, explica a psicóloga. “Também temos as hard skills, que são habilidades técnicas que conseguimos identificar e que são vistas em currículos”, complementa.

Para a psicóloga, cada vez mais as habilidades emocionais vem ganhando protagonismo no mercado de trabalho porque, mesmo que a pessoa entre com conhecimento técnico, ela pode ser desligada da organização por falta de competência comportamental.

“É importante estar atento, enquanto profissional e enquanto organização, que essas habilidades precisam ser desenvolvidas E devem ainda ser criadas estratégias para que possamos ter a valorização das pessoas”, ressalta Alice.

Por exemplo, uma pessoa que busca ser carismática e ainda não é, tem a opção de trabalhar essa habilidade. “Como fazer isso? Através do autoconhecimento e desenvolvimento comportamental, conseguir buscar com as técnicas como mentoria para que ela possa, cada vez mais articular melhor o posicionamento e desempenho nas organizações”, comenta a psicóloga.

Segundo Alice, diversos estudos comprovam que é bastante comum que os soft skills definem uma contratação. "Em grupos de quatro ou cinco candidatos com as mesmas competências técnicas, as hard skills, muitas vezes pesa a favor do escolhido a competência comportamental", explica a psicóloga.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito