Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Uma cidade inteligente pode contar com transportes ferroviários (VÍDEO)

Presidente da FTC, Benony Schmitz Filho, falou sobre as condições de Içara
Por Erik Behenck Içara - SC, 11/10/2019 - 10:12 Atualizado em 13/10/2019 - 17:39

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Içara é cortada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC). A estrada de ferro traz diversas oportunidades, mas precisa ser tratada de maneira adequada. O engenheiro e presidente da FTC, Benony Schmitz Filho, foi o terceiro painelista a falar durante o Fórum Içara do Amanhã. Segundo ele, é preciso criar uma cidade inteligente.

“Içara tem os melhores índices de educação pública na região, tem uma localização privilegiadíssima. É a maior produtora brasileira de descartáveis plásticos, a quarta maior produtora de sorvetes e de mel, a segunda maior produtora de implementos rodoviários do Brasil”, destacou Benony.

Segundo ele, é preciso planejar o futuro analisando como está o presente e olhando para o passado, evitando repetir velhos erros. Para o presidente da FTC, Içara se destaca pelo relevo e pela geografia privilegiados, o que facilita o desenvolvimento e a instalação de transportes intermodais. 

“Uma coisa que eu percebi é a malha viária da cidade, tem a Rodovia Paulino Búrigo, no sentido leste, e dá para perceber que ela é a grande via estrutural. É muito regular e tem capilaridade”, citou. A FTC possui 165 quilômetros de extensão, sendo a menor entre as concessionadas do Brasil.

Ainda em relação ao transporte, Benony falou sobre a região dos trilhos. De acordo com ele, existe uma passagem de nível com mais de 3 milhões de veículos passando a cada ano, é preciso ter uma solução. “Em cada passagem de nível o trem tem que apitar, isso é lei. Se houver um acidente e o trem não apitou, a ferrovia vai ser condenada. De um lado o prefeito quer passagem livre e nós precisamos resolver”, completou.

Transporte de passageiros

Conforme Benony, o transporte de passageiros por trens movimentou 2,8 bilhões de passageiros nos últimos anos no Brasil. Ele lembrou que a FTC fez um teste, levando alunos para as faculdades de Criciúma. Encerrou sua apresentação dizendo que não tem a solução, mas que está disposto a ouvir ideias.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito