Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Trigo em Içara: diversificando a agricultura local

Produtor rural do município apostou no grão para produção em larga escala e comemorou os resultados da safra
Por Redação Içara, SC, 03/10/2023 - 20:02
Foto: Divulgação/Comunicação de Içara
Foto: Divulgação/Comunicação de Içara

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta safra, o produtor rural Edson Milioli decidiu inovar. Para intercalar com o cultivo da soja, o içarense, ainda em fase de teste, iniciou uma plantação de 11 hectares de trigo no bairro Terceira Linha. A colheita começou nesta segunda-feira, dia 2, e o resultado foi animador. No ano que vem, ele pretende ampliar a produção do grão para 40 hectares, já que também administra outras lavouras de milho e fumo.

"O trigo, para conciliar com a soja, vai muito bem. É uma semente de inverno, que deve trazer bons lucros", afirma Milioli, que foi o responsável pela primeira plantação em larga escala do trigo na cidade. O produtor rural estima que será possível colher 55 sacas por hectare nesta safra.

Atualmente, o município tem 2.400 famílias registradas junto à Secretaria Municipal de Agricultura. Entre as culturas que mais se destacam, estão o milho, o fumo, a soja, o arroz e a mandioca. O município também vem avançando na produção de hortifrutis, com a banana, o morango, a melancia e o maracujá puxando a fila. Além disso, Içara também é a maior criadora de gado de corte da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), fazendo da cidade a mais forte no agronegócio regional.

De acordo com Gelson Possamai, secretário de Agricultura de Içara, a força do agro içarense está atrelada à abundância de terras, à diversidade e à resiliência dos agricultores, que são os principais responsáveis pela movimentação do setor. O Governo Municipal auxilia com subsídios, maquinário, capacitações e reparos em infraestrutura.

"Ao acompanharem a introdução das novas tecnologias no campo e se reinventarem, os agricultores já têm meio caminho andado para terem sucesso em suas propriedades. Içara conta com umas das maiores extensões territoriais da região, isso também influencia muito para atingirmos esses números. Hoje, são aproximadamente 10 mil hectares de área plantada na cidade", salienta.

Amparo

A pasta exerce um suporte financiando 50% do valor das horas de serviço do maquinário agrícola, através do Programa Porteira Adentro. Nos primeiros seis meses deste ano, o número de agricultores beneficiados já quase atingiu o mesmo patamar registrado em todo o ano passado. A prefeitura dispõe de três máquinas ensiladeiras para realizar as colheitas. Os agricultores ainda podem aproveitar os tratores, retroescavadeira, escavadeira, espalhadeira, colheitadeira, trado e subsolador.

Em cada inverno, o Governo Municipal distribui sementes de aveia para os produtores de leite. Com o frio, as pastagens ficam ressecadas, e o gado passa a se alimentar do azevém. Quase seis toneladas do grão foram entregues pela pasta aos mais de 20 produtores neste ano. "As sementes de pastagem são de suma importância para o aumento da produção de leite no município, principalmente servindo de incentivo no desenvolvimento da agricultura familiar e proporcionando condições da permanência do homem no campo", destaca Possamai.

Orgulho

O produtor rural Edson Milioli tem diversos motivos para comemorar – e não somente pelo sucesso de sua safra pioneira no trigo. "Trabalhar nesse ramo aqui na cidade é uma felicidade. Para nós, que viemos do campo desde o berço, não trocamos por nada. É aqui onde nos sentimos felizes, onde conseguimos o sustento da nossa família", finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito