Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Trato por Criciúma identifica crimes ambientais em conexões do esgoto na rede de drenagem

Programa realizou quase três mil inspeções em imóveis
Por Redação Criciúma, SC, 16/08/2023 - 11:13 Atualizado em 16/08/2023 - 11:16
Foto: Divulgação/Casan
Foto: Divulgação/Casan

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde que foi lançado, em julho de 2022, o programa Trato por Criciúma realizou cerca de 2,9 mil inspeções em imóveis, vistoriando as ligações na rede de esgotamento sanitário. Segundo relatório do Programa desenvolvido em uma parceria entre CASAN e Prefeitura de Criciúma, mais da metade (50,55 %) dos locais inspecionados estavam irregulares. Uma das maiores preocupações está nos 22 casos em que o esgoto residencial estava conectado diretamente na rede pluvial.

Os casos foram identificados por meio de denúncias ou durante as vistorias, e sete casos já realizaram as adequações. "Algumas situações foram de esgoto conectado à drenagem, outras saindo na calçada, e tivemos também situações de efluentes sendo lançados diretamente ao rio. Por isso, a Vigilância Sanitária acompanha os casos de denúncias e, após detectada a situação, o prazo desses moradores para se regularizarem foram menores do que os 60 dias concedidos pelo Trato", explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.

Caso os imóveis notificados sigam com as irregularidades, o programa socioambiental pode lacrar a conexão de esgoto e a Vigilância Sanitária aplicar multa. "Alguns situações identificadas pelo Trato se regularizaram no prazo, porém outros não fizeram o mesmo já estão com o órgão competente para as devidas providências e inclusive multa", explica o engenheiro.

O trabalho de vistoria e orientação técnica segue nos bairros São Luiz, na Grande Próspera e no Pio Corrêa.

Crime Ambiental

A ligação de esgoto na rede de drenagem é um crime, pois esse sistema deveria receber exclusivamente água da chuva. "Esse tipo de prática afeta a saúde pública e o meio ambiente, porque leva o esgoto sem tratamento para rios, lagos ou o mar. Além disso, provoca mau cheiro nas vias públicas", explica Neckel

Em caso de fiscalização, de acordo com a lei municipal 6000/2011, ligação de esgoto irregular pode causar:

  • 1- Multa por infração sanitária, de no mínimo R$ 2.389,50, podendo chegar até R$ 28,674,50.
  • 2- Lacre da Ligação
  • 3- Cancelamento de autorização para funcionamento de empresa
  • 4- Cancelamento de alvará sanitário
  • 5- Intimação para comprovar regularidade e realizar obras de adequação

O programa

O Trato por Criciúma faz uma varredura nas ligações sanitárias, com o objetivo de limpar bacias do Rio Criciúma e regularizar os imóveis do bairros atendidos pelo programa. De segunda a sexta-feira, técnicos inspecionam casas, condomínios e comércios, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

Os proprietários de imóveis localizados no bairro Pio Corrêa, São Luiz e Grande Próspera que quiserem receber a assessoria técnica gratuita podem agendar sua visita pelo telefone (48) 3413-6410. Com as instalações adequadas, o morador recebe um documento que comprova a regularização hidrossanitárias e a correta ligação ao Sistema de Esgotamento Sanitário.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito