Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Transporte coletivo pode voltar no dia 8; futebol só mês que vem

Governador Carlos Moisés assinou decreto que regionaliza ações de combate à Covid-19, a partir de parâmetros apresentados pela secretaria da Saúde
Por Heitor Araujo Florianópolis - SC, 01/06/2020 - 11:12 Atualizado em 01/06/2020 - 11:31
Governador Carlos Moisés (Foto: Reprodução)
Governador Carlos Moisés (Foto: Reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador Carlos Moisés (PSL) assinou nesta segunda-feira, 1º, o decreto que regionaliza as ações de combate à propagação do coronavírus no Estado. A partir do dia 8 de junho as áreas regionais de saúde determinarão pelo retorno ou não do transporte público municipal e intermunicipal dentro de Santa Catarina. O futebol poderá retornar no dia 5 de julho.

O plano de regionalização foi apresentado aos municípios no dia 22 de maio. O governo do Estado disponibilizará os dados para que cada região determine o que pode e o que não pode funcionar, tendo como parâmetro as taxas de expansão, contaminação e internações relacionadas à Covid-19.

"Inicia-se uma nova fase dessa nova batalha contra o cornaívurs, o nosso projeto de regionalização de medidas. Isso não significa que a ação será exclusivamente de um prefeito. Serrá monitorado pelo Estado, estaremos emitindo recomendações e as intervenções serão tomadas por um grupo de prefeitura. Decisões baseadas em critérios técnicos e científicos", afirmou Moisés durante a live.

Permanecerá suspenso até o dia 2 de agosto o ingresso em território catarinense de veículos de transporte de passageiros oriundos de outros estados. 2 de agosto também será a data que poderá ter o retorno das aulas presenciais para as redes privadas e públicas de aulas de educação infantil, fundamental e médio. Os cursos superiores poderão ter a retomada no dia 6 de julho.

Sobre o esporte, até o dia 5 de julho permanece suspenso o calendário da Fesporte, incluindo o Campeonato Catarinense de futebol profissional. A partir do dia 5 o campeonato poderá retornar, mas com os portões fechados. 

Até 5 de julho estão suspensas as atividades culturais, como cinema, teatro, casa noturna, museus, shows e espetáculos que acarretam circulação de público. 

O governador Carlos Moisés exaltou as políticas públicas que permitiram ao Estado ter um dos índices mais baixos de coronavírus no país. "Ações importantes tomadas na medida e no tempo certo, nem por isso deixamos de manter a indústria funcionando. Iniciamos no dia 11 de abril a reabertura gradual de alguns setores, sempre com critérios técnicos", apontou.

No dia 22 de maio, quando anunciou o programa de regionalização de combate à Covid-19, com o Estado orientando e disponibilizando dados da pandemia, o governo disponibilizou o modelo das regionais de saúde.

Modelo de regionalização apresentado no dia 22

O secretário de Saúde, na live desta segunda-feira, disse que provavelmente as cores escolhidas serão a do exemplo apresentado no dia 22, ressaltando que serão 16 áreas estabelecidas em regulamentação de 2012. Ainda no dia 22, o governo também apresentou quais serão os indicadores que pautarão a flexibilização ou não das atividades nas regionais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito