Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Trabalhos acadêmicos de Criciúma são premiados no México

Artigos são resultado de parceria entre Unesc e Secretaria de Saúde de Criciúma
Por Redação Criciúma - SC, 16/11/2018 - 17:13
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A parceria entre a Secretária de Saúde e o curso de Nutrição da Unesc rendeu bons frutos. Nesta semana dois trabalhos acadêmicos foram premiados em Guadalajara, no México. Os artigos 'I Chamada Nutricional de Criciúma' e 'Avaliações de Ações Educativas com Escolares' foram apresentados no XVIII Congresso Latino-americano de Nutrição – Alimentação Saudável para um Planeta Sustentável.

A coordenadora de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde, Ana Paula Aguiar Milanez, explica que a Secretaria ficou responsável pela logística e a capacitação dos acadêmicos para participarem I Chamamento Nutricional de Criciúma. "Durante o dia 'D' de vacinas, em 2016, a secretaria aproveitou também para realizar o chamamento, que é a medição, pesagem e o inquérito alimentar das crianças de 0 a 5 anos. Os estudantes participaram dessa iniciativa voluntariamente e antes receberam uma capacitação para essa coleta de dados", explicou.

A partir desta iniciativa, dois trabalhos acadêmicos foram desenvolvidos. Consumo de Alimentos Ultra Processados por Crianças de 2 a 5 anos participantes da I Chamada Nutricional do Município de Criciúma, das alunas Laura Vieira de Oliveira e Luma Peres, e Avaliação do Consumo Alimentar de Crianças Menores de 5 anos em Criciúma, da acadêmica Suelen Martins. Também foi apresentado no Congresso o trabalho desenvolvido pelo estudante Roni Henrique, sobre Avaliação de Ações Educativas com Escolares.

A coordenadora Ana Paula e a nutricionista da vigilância alimentar e nutricional, Cristiane Santos da Rosa também contribuíram para os artigos. A iniciativa de inscrever os projetos no congresso partiu das orientadoras Rita Ribeiro e Paula Guimarães. "É uma visibilidade mundial e um reconhecimento passar entre tantos trabalhos, além de um incentivo para realizar cada vez mais pesquisas no nosso município. É de extrema importância dar condições aos trabalhos acadêmicos, só assim podemos ter uma solução científica assertiva nos problemas diários", enfatizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito