Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

TJ beneficia projetos de saúde e segurança na região

Um deles envolve a unidade do IGP em Criciúma, que receberá recursos para aparelhamento
Por Redação Criciúma, SC, 13/09/2019 - 11:41
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dois projetos do sul catarinense foram beneficiados pela iniciativa "Pequenas Infrações Gerando Grandes Transformações", do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que repassa valores de penas pecuniárias para entidades filantrópicas, de saúde e de órgãos da segurança pública de abrangência regional e estadual. O ato oficial de entrega dos recursos aos projetos selecionados ocorrerá em cerimônia no Tribunal de Justiça, no dia 20 de setembro, às 10h, na sede do TJ, em Florianópolis. Entre 2018 e 2019, cerca de 16 milhões, verba advinda do cumprimento de pena de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo, serão destinados a custear projetos de considerável relevância social.

A Gerência Mesorregional de Perícias de Criciúma - Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) Criciúma, que abrange mais de 40 municípios entre Paulo Lopes e Passo de Torres, foi beneficiada em quase R$ 265 mil, para reaparelhar o setor de perícias em aparelhos celulares e dispositivos móveis. A verba será utilizada na compra de equipamento, hardware e software, de extração e análise de dados de celulares e nuvens de armazenamento, juntamente com computador específico para processamento destas informações.  A análise de tais aparelhos é de grande relevância para processos penais por deixarem diversos vestígios importantes para a investigação, como histórico de localização e chamadas efetuadas. Somente entre 2016 e 2018, o número de aparelhos aguardando perícia na unidade cresceu 1.500%, passando de 50 celulares para 800, sendo que este é o tipo de perícia que mais cresce em número de solicitações. 

Segundo o gerente da 4ª Mesorregional de Perícias do IGP, perito criminal Sandro Guarezi Brocca, o crescimento dessa demanda é significativo e o equipamento que será adquirido irá trazer, além de mais celeridade pericial, ainda mais qualidade, por se tratar de um dos programas mais modernos do mundo e que permite a extração de dados de uma gama maior de marcas e modelos. "Com a popularização dos smartphones, em especial, a demanda de perícias vem crescendo exponencialmente. Com esse novo equipamento os processos vão contar com um laudo pericial de maneira mais rápida e também com informações mais completas¿, pontua. De acordo com o perito, este reforço na parte técnica será de grande importância para o trabalho de perícia na região Sul e também de impacto no trabalho do Judiciário. ¿Nossos agradecimentos ao Tribunal de Justiça, por estar investindo em inteligência na perícia criminal, já que estamos no mesmo contexto, dentro da persecução penal. Iremos reforçar nossa missão em sermos um órgão imparcial que busca levar a informação mais segura para o Judiciário tomar suas decisões", destaca Brocca.

Já em Tubarão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) foi contemplado com R$ 341,5 mil para a aquisição de equipamentos e mobiliários para a UTI Mista (neonatal e pediátrica). O valor propiciará a compra de oito berços aquecidos, duas camas pediátricas elétricas e 13 monitores multiparâmetros. O HNSC é o maior em número de leitos do Estado, é referência para atendimento às gestantes de alto risco e para tratamento intensivo de crianças na região Sul e 74% de suas internações ocorrem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o diretor executivo do hospital, Fábio Tadeo Teixeira, os equipamentos propiciarão um melhor atendimento e conforto às crianças atendidas, pois serviço de maternidade é considerado de alta complexidade, atendendo mulheres em gravidez de alto risco e muitas delas de baixa renda. "Somente iniciativas como esta, podem nos auxiliar nesta importante missão de acolher e cuidar do próximo, com atenção e carinho, propiciando um atendimento técnico e digno, atencioso, seguro e humano neste momento único de trazer à vida ao nosso mundo", afirma. O diretor ainda explica que muitas das crianças atendidas, por questões biológicas, ficam internadas por longa permanência utilizando os serviços disponíveis e, diante disto, este generoso gesto de doação, auxiliará a qualificar ainda mais este serviço de grande importância social. "Por isso, temos que agradecer esta inestimável contribuição e, ressaltar que gestos como estes, renovam nossa esperança em prover saúde aqueles que mais necessitam", ressalta Teixeira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito